quarta-feira, 25 de abril de 2012

SAÚDE DO TRABALHADOR SERÁ ABORDADA EM EVENTO


Visando promover a política de saúde do trabalhador, a Prefeitura de Santarém, através do CEREST/Baixo Amazonas, vai realizar na sexta-feira (27/04), programação única, mas alusiva a três datas comemorativas: Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28 de abril), Dia do Trabalhador (1º de maio) e 5º aniversário de implantação do CEREST no município (2 de maio).
A programação, organizada profissionais do CEREST/Baixo Amazonas, terá início às 18h com uma concentração na praça da Matriz. Às 19h, será realizado um culto ecumênico alusivo ao Dia Mundial em Memória das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, que servirá de alerta para a sociedade sobre a importância das ações preventivas referentes aos acidentes e doenças nos ambientes de trabalho. Às 20h, haverá blitz educativa e caminhada com destino à praça do Pescador para chamar a atenção de populares para o assunto, e às 20h30, o encerramento das atividades.
Histórico – O dia 28 de Abril (Dia Mundial em Memória às Vítimas em Acidentes de Trabalho e Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho), tem suas raízes no movimento sindical Canadense, e foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho, sendo reconhecida oficialmente por 19 países, inclusive no Brasil, que instituiu como o “Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, através da Lei nº 11.121, de 25/05/2005.
O CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) é uma Unidade especializada na prevenção, promoção e vigilância em saúde do trabalhador. Funciona em Santarém à Av. Presidente Vargas, 1317, Santa Clara.
Contato para entrevista: Sabina Lima (Técnica do CEREST) - 3523-0677, 8117-1130 e 9115-3272.

Operação policial combate jogos de azar e jogo do bicho em Santarém

Celso Rattes foi preso
60 máquinas caça-níqueis apreendidas.
35 pessoas detidas.
04 empresários presos.

Estes são os números parciais da operação ‘Caça e Caçador’ que está sendo realizada simultaneamente pelas polícias Civil e Federal nesta quarta-feira (25), em Santarém.

A operação visa combater os pontos de exploração de jogos de azar e o jogo do bicho no município, além de tentar quebrar os tentáculos dos grupos que fomentam essa atividade criminosa na cidade.

À Polícia Civil coube a responsabilidade pelo cumprimento das ordens judiciais para a apreensão dos equipamentos eletrônicos e a detenção de comerciantes que mantêm máquinas caças-níqueis em seus estabelecimentos.

Policiais federais ficaram responsáveis pelo cumprimento dos mandados de prisão temporária e busca e apreensão.

Até o momento foram presas as seguintes pessoas. Celso Augusto Crespo Rattes, Railson Rabelo Chagas, Reginaldo de Paiva Lima e Geraldino de Paiva Lima.

terça-feira, 24 de abril de 2012

A Recaída


UNIDADE DE SAÚDE DA NOVA REPÚBLICA É AMPLIADA


Moradores dos bairros Nova República, Bela Vista, Vitória Régia e Santo André serão beneficiados diretamente com a ampliação da Unidade de Saúde localizada à Rua Tancredo Neves, próximo ao Mercado da Nova República. As obras de ampliação foram concluídas pela Prefeitura de Santarém que fará a entrega do novo prédio durante solenidade de inauguração que será realizada amanhã, 24 de abril.
O evento iniciará às 18 horas. Os preparativos do ato inaugural estão sendo coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). 
A Unidade da Nova República atenderá 13.867 pessoas (4.171 famílias) com consultas de enfermagem, médica e odontológicas, programas de pré-natal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, transtorno mental e epilepsia, tuberculose, hanseníase, Prevenção ao Câncer Cérvico Uterino (PCCU), imunização, retirada de pontos, inalação, curativo, peso, verificação de pressão arterial e coleta de exames laboratoriais.
O horário para os atendimentos básicos nas dependências que foram ampliadas será das 7h às 18h, enquanto que os atendimentos 24 horas serão realizados no antigo prédio, que já tem projeto para a sua revitalização.
Os recursos aplicados pela Prefeitura na obra de ampliação são oriundos do governo federal e somam R$ 322.960,00.
Mais Informações: Enfermeira Alba Leal (Chefe da Divisão de Unidade e Atendimento da SEMSA) - 9113-9755.

Jurados absolvem réu de homicídio em Mojuí dos Campos em sessão rápida



Vinte minutos. Este foi o tempo (recorde na história da Comarca) do debate entre Ministério Público e Defensoria Pública. A sessão desta terça-feira, 24 de abril, presidida pelo juiz Gerson Marra Gomes, terminou às 11h30. O réu Francisco Nobre do Amaral, conhecido por "Camaleão", hoje com 50 anos, não compareceu ao júri para ser julgado pela morte por esfaqueamento em 11/09/88, do jovem Edmar da Conceição, à época com 21 anos, num bar da vila de Mojuí dos Campos. Ele mora no Ceará e atualmente estaria sob tratamento por doença mental, entretanto sua revelia foi decretada e ele foi julgado assim mesmo.

promotora de Justiça Eliane Moreira e o defensor público Eduardo Dias, concordaram que as provas existentes no processo eram frágeis para condenar o réu. A única testemunha ouvida não conseguiu acrescentar informações para condenar "Camaleão" e, diante disso, os sete jurados acompanharam a tese do MP e DP e o absolveram. 

Segundo os autos do processo, "Camaleão", que à época do crime tinha 26 anos, já tinha uma rivalidade antiga com a vítima e ao encontrá-la num bar a teria esfaqueado com uma faca peixeira vindo esta a falecer. Á época, ele alegou legítima defesa, mas mesmo assim seu crime foi tipificado no artigo 121, §2º, inciso I (Homicídio Qualificado por motivo torpe), cuja pena máxima seria de 30 anos, mas 23 anos e meio depois ele está livre desta acusação por falta de provas.

O próximo júri da 10ª Vara Penal será na quinta-feira, quando três réus Franceilson Silva dos Santos, Lucenildo Rodrigues Delgado e Eliton Marinho Castro, serão julgados pelo crime de tentativa de homicídio contra Pedro Gomes dos Santos, crime ocorrido em 2007. Este juri, ao contrário do de hoje, deverá ser realizado em dois dias, em virtude do número de réus e de testemunhas

INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DE AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIA SÃO PRORROGADAS

Candidatos interessados em concorrer a uma das 411 vagas para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e 120 vagas para Agente de Combate a Endemia terão a oportunidade de se inscrever até o dia 14 do mês de maio. A retificação do edital com a nova data de inscrição já está disponível no site da Prefeitura Municipal de Santarém (www.santarem.gov.pa.br), que traz também alteração de datas das provas, do conteúdo programático e do processo de aplicação dos exames.
A prova objetiva, composta por 40 questões, será realizada no próximo dia 27 de maio. Caso o candidato consiga obter 40% de acerto e esteja classificado em até três vezes o número de vagas ofertadas por microrregião, para quem concorre ao cargo de Agente de Saúde, e 02 vezes o número de vagas para Agente Comunitário de Endemia, será submetido ao curso preparatório.
A prova de títulos será exigida apenas para candidatos aprovados em até três vezes o número de vagas, para os que concorrerem ao cargo de Agente de Endemias. O período de entrega dos títulos será de 04 a 11 de junho, das 8h às 12h, exceto sábados, domingos e feriados. O curso preparatório para Agentes de Saúde e de Endemia (classificados nas etapas anteriores) ocorrerá de 11 a 15 de junho. Após essa fase, todos serão submetidos a uma prova subjetiva, no dia 17 de junho, sobre o conteúdo do curso.
O resultado do concurso será divulgado dia 29 de junho no site www.santarem.pa.gov.br.   

MAIS FOTOS DA PRISCILLA





Aniversário da Priscilla





Priscilla recebeu seus amigos no último dia 17.04 para sua festa de aniversário, parabéns pretinha.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

FARO: MP celebra TAC para regularizar transporte escolar .


Após constatar a precariedade dos veículos utilizados para o transporte escolar no município de Faro, o Ministério Público do Estado, por meio do Promotor de Justiça Rodrigo Aquino, instaurou Procedimento Administrativo para regularizar a situação. O resultado foi a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o MP, a prefeitura e a secretaria municipal de Educação.
De acordo com o TAC, os veículos serão submetidos, imediatamente, à fiscalização pelo Departamento de Trânsito (Detran) para se adequarem às normas de segurança estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro. No caso das embarcações, coletes salva-vidas serão fornecidos a todos os alunos beneficiados pelo transporte.
Os motoristas responsáveis pelo transporte escolar terão que passar por curso especializado. Todos os veículos contarão com o apoio de um monitor, que auxiliará os alunos. Semestralmente, a prefeitura será obrigada a encaminhar os veículos que realizam o transporte escolar para inspeções pelo Detran.
Por fim, a prefeitura de Faro deverá prestar contas, até o dia 10 de cada mês, das verbas e dos repasses dos governos Estadual e Federal, para programas como o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar; e todas as demais verbas relacionadas a transporte escolar, com apresentação dos extratos bancários, planilhas de gastos, contendo documentos e notas fiscais.
O prazo para cumprimento do TAC é de sessenta dias. Caso seja descumprido total, ou parcialmente, será aplicada multa diária no valor de R$1 mil por veículo e/ou condutor não adequado, até o cumprimento total da obrigação, independentemente da Ação de Execução da Obrigação de Fazer.
Com a assinatura do TAC, o Procedimento Administrativo foi suspenso pela promotoria. A regularização do transporte escolar, através do acordo celebrado, concretizou mais uma ação planejada do Plano Geral de Atuação (PGA) biênio 2012/2013 da promotoria de justiça de Faro.
 
Lila Bemerguy, com informações da PJ de Faro

Homicídio ocorrido há mais de 23 anos em Mojuí dos Campos vai a julgamento



A morte por esfaqueamento em 11/09/88, do jovem Edmar da Conceição, à época com 21 anos, num bar da vila de Mojuí dos Campos, será julgado pelo Conselho de Sentença da 10ª Vara Criminal, privativa do Tribunal do Júri, nesta terça-feira, 24 de abril, à partir das 08h00 da manhã.

O acusado do crime é Francisco Nobre do Amaral, conhecido por "Camaleão", hoje com 50 anos. Segundo os autos do processo, "Camaleão", que à época do crime tinha 26 anos, já tinha uma rivalidade antiga com a vítima e ao encontrá-la num bar esfaqueou-a com uma faca peixeira vindo esta a falecer em seguida, enquanto o acusado fugiu do local. Seu crime foi tipificado no artigo 121, §2º, inciso I (Homicídio Qualificado por motivo torpe), cuja pena máxima é de 30 anos.

Francisco não deverá comparecer ao júri, já que mora no Ceará e atualmente estaria sob tratamento por doença mental. Entretanto será julgado assim mesmo, pois não foi diagnosticada tal doença à época dos fatos. Atuarão no júri a promotora de Justiça Eliane Moreira e o defensor público Elton Ribeiro, sob a presidência do juiz Gerson Marra Gomes.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Congresso instala CPI do Cachoeira

Numa rápida sessão do Congresso, foi instalada na manhã desta quinta-feira, 19, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar o envolvimento do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com agentes públicos e privados. Após a conferência das assinaturas necessárias para a abertura das investigações, a CPI foi instalada com o apoio de 337 deputados e 72 senadores. O número de assinaturas dos parlamentares foi bem superior ao mínimo necessário, que são 171 de deputados e 27 de senadores.

Durou apenas três minutos o rito para instalar a CPI. O plenário da Câmara dos Deputados, onde o Congresso se reúne, registrava a presença de 44 senadores e 342 deputados. Após a formalidade, deputados e senadores discursaram.

A CPI, que será composta por 15 deputados e 15 senadores, com igual número de suplentes, vai funcionar por 180 dias e terá R$ 200 mil em recursos para as suas atividades.

A vice-presidente do Congresso, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), pediu que os líderes partidários indiquem até a próxima terça-feira, 24, os nomes dos integrantes da comissão. A expectativa é de que os trabalhos da comissão se iniciem para valer no dia seguinte ao da composição. (Estadão

Dia do Indio



Estima-se que o Brasil tinha 5 milhões de índios quando chegaram os portugueses. O declínio se manteve constante até o começo da década de 80, quando foram contados 100.000 índios. A partir de então a população voltou a crescer em taxa acelerada. Hoje já se registram cerca de 350.000 índios vivendo em parques e reservas. Segundo os estudiosos, a principal explicação é a regularização das terras indígenas. No início da década de 90, apenas um terço do território indígena estava regulamentado. Atualmente, metade de seu território está regular. As tribos ocupam uma área equivalente a um terço da Argentina. "A sobrevivência de nossa cultura está ligada à terra", diz o cacique Marcos Terena, que trabalha na Fundação Nacional do Índio (Funai).
A diversidade das culturas indígenas brasileiras atrai estudiosos de todo o mundo. A quantidade de dialetos falados nas tribos faz do Brasil um dos países com o maior número de línguas dentro de sua fronteira. Outro detalhe que chama a atenção é que o país abriga alguns dos poucos grupos indígenas que ainda não fizeram contato sistemático com o homem branco. Na Amazônia, os antropólogos já identificaram 1.000 índios nessas condições. Um levantamento do governo mapeou 45 tribos vivendo isoladas. Conforme os antropólogos, o número total de índios selvagens pode chegar a 3.000. A maioria dos povos já recebeu forte influência da cultura ocidental. Calcula-se que metade saiba comunicar-se em português e 100.000 estejam matriculados na escola. De acordo com um estudo produzido pela Funai, algo em torno de 25% dos índios vivem da venda de mercadorias manufaturadas ou mesmo industrializadas em pequenas oficinas nas aldeias.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Jurados condenam braçal que tentou matar pedreiro a facadas

Os sete membros do Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da 10ª Vara condenaram nesta terça-feira (17), o braçal Claudemir Melo Ferreira, vulgo "Negão", de 32 anos, por tentar matar o ajudante de pedreiro Rômulo Luiz Miranda Marinho, 27 anos, com uma faca tipo peixeira, fato ocorrido em 05 de fevereiro de 2010, no bairro Vitória Régia. Rômulo, apesar de gravemente ferido, há dois anos, sobreviveu.

Os jurados acataram a tese do promotor público Adleer Calderaro Sirotheau e o juiz Gérson Marra Gomes aplicou a pena mínima, de 04 (quatro) anos, em regime aberto. O advogado Celso Luis Furtado Silva anunciou que vai recorrer da sentença.

O réu apresentou várias versões durante seu interrogatório, e retirou algumas delas, mostrando uma confusão mental. Alegou que toma remédios controlados e que está sob tratamento por leves distúrbios mentais de origem genética, pois "ouve vozes" e tem "crises de amnésia". 

Num das versões, afirmou que teria a esfaqueado a vítima porque esta seria integrante de uma gangue e teria dito que invadiria a casa do réu para roubá-lo e estuprar sua mulher. Já Rômulo negou tal fato, mas não soube por que Negão o esfaqueou.

Próximo júri - O Tribunal do Júri volta se reunir na quinta-feira,19/04, para julgar *Jamenson Ferreira Viana*, vulgo "Tibuca", que se encontra recolhido na Penitenciária de Americano acusado de matar Paulo Mendes, em 2004. (J. Ninos)

PF apreende 10 kg de cocaína no 'Cisne Branco'



A Polícia Federal do Pará apreendeu 10 quilos de pasta base de cocaína que estavam sendo transportados no navio Cisne Branco que vinha do estado do Amazonas. A droga que estava escondida sob o assoalho da sala de máquinas, saiu de Manaus na última sexta feira (13) e teria sido entregue no porto por um homem não identificado, para Rosalvo Borges dos Santos, 47 anos, chefe do setor das máquinas do navio, como se fossem CDs, que deveriam ser trazidos para Belém.


A operação da PF durou aproximadamente 12 horas e no final da tarde de terça-feira (17), o navio que faz a rota Manaus / Belém, foi cercado no porto da CDP, no bairro Umarizal.

De acordo com informações da PF, a apreensão foi realizada em conjunto com a polícia de Manaus, que também repassou informações sobre a existência do entorpecente no navio.

Rosalvo não falou com a imprensa sobre o caso, mas ainda segundo a PF ele negou envolvimento no transporte do entorpecente e ressaltou que a mercadoria foi entregue a ele como CDs virgens. O acusado foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. (Diário do Pará)

DIA DO ÍNDIO EM SANTARÉM SERÁ COROADO COM EXPOSIÇÃO


Está sendo realizado desde segunda-feira (16/04) no Centro Cultural João Fona (Museu de Santarém), uma Oficina de Assemblagem de Arte e Cultura Indígena, de iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Cultura (SMC) e Planejamento (SEMPLAN), com a colaboração de alunos indígenas do turno noturno da UFOPA, que objetiva destacar a importância cultural dos povos indígenas, inclusive na pintura, para o município.
Dez pessoas, entre elas, sete indígenas dos povos Tapuia, Cumaruara, Arapiun e Borari, participam da oficina que é ministrada pelo artista plástico de Santarém, Laurimar Leal.
A Assemblagem é o nome que se dá a um tipo de trabalho artístico produzido a partir da incorporação de objetos do dia a dia na composição da obra de arte. “Nessa técnica, é importante que o objeto incorporado à obra, apesar de assumir novos significados estéticos e simbólicos, mantenha algo de sua identidade original. E nada foi mais oportuno do que oferecermos essa oficina com o tema voltado ao Dia do Índio”, enfatizou Bianca Gomes, titular da SMC.
A oficina encerra amanhã (18/04), às 14h. O resultado dos trabalhos será apresentado na quinta-feira, 19 de abril, durante uma exposição denominada “Arte e Cultura Indígena”, no Centro Cultural João Fona. O evento iniciará às 19h com a apresentação de cantores regionais (Eduardo Dias, Nato Aguiar, Zé Maria Pinto, Everaldo Martins, Celson Lima e convidados), Feira do Artesanato, danças indígenas e show cultural..

STF torna público inquérito contra Maia


Por Jeso Carneiro em 18/4/2012 
Marco Aurélio, ministro do STF
Marco Aurélio: nome completo do indiciado
Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Marco Aurélio ordenou a retirada do manto “segredo de justiça” de um dos inquéritos em tramitação naquela corte que tem como indiciado o ex-prefeito e deputado federal Lira Maia (DEM).
O ordem, lavrada no dia 4 deste mês, foi cumprida ontem (17).
- Nada, absolutamente nada, justifica registrar, no cabeçalho, as iniciais dos envolvidos, em vez do nome completo – escreveu o ministro em sua decisão.
O inquérito que até então trafegava no STF à sombra é o de número 3301. O líder cipoalense é indiciado solo. Ele é acusado de corrupção eleitoral (captação ilícita de votos).
Há, no entanto, outros inquéritos contra Lira Maia no Supremo protegido pelo selo “segredo de justiça”, como é o caso do que atende pelo número 2819

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Nove acidentes em menos de 24h nas ruas de Santarém


O Ptran ainda informou que no mês de março houve 74 acidentes



Nove acidentes em menos de 24h nas ruas de Santarém
Em março foram registrados 74 acidentes
Santarém - De acordo com dados do Policiamento de Trânsito (Ptran), em menos de 24 horas foram registrados nove acidentes com duas vítimas fatais na área urbana de Santarém.

O Ptran ainda informou que no mês de março houve 74 acidentes. Segundo a tenente Marnilza Moita, os números preocupam: “Infelizmente a média de acidente, nós estamos mês a mês aumentando. Neste mês de março, nós tivemos vários casos de amputação de membros, várias vítimas fatais”.

Segundo o órgão, a av. Sérgio Henn mesmo sinalizada, é um dos corredores viários onde mais acontecem acidentes na cidade. Em março de 2011, sete foram registrados. Este ano, no mesmo período, as ocorrências de acidentes no local aumentaram para dez.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Imagem da Amazônia


Avenida Tapajós em frente a Capitania.
Foto: Rozinaldo garcia.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

AVANÇA RECAPEAMENTO DA MENDONÇA FURTADO



A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), prossegue com a obra de recapeamento da Avenida Mendonça Furtado. O trabalho é feito por funcionários da Santarém Engenharia (SANENG), empresa que ganhou a concorrência pública para a execução do serviço. Nas últimas semanas, a avenida passou por limpeza e os buracos maiores foram tapados em boa parte de sua extensão.
As máquinas estão executando trabalhos no trecho entre Luiz Barbosa e Antonio Justa. A primeira camada de asfalto é referente a regularização da pista. O procedimento nivela o terreno o que garante um serviço com mais segurança. Posteriormente, segundo a SEMINF, será colocada a camada final de asfalto com a qualidade necessária para a população fazer bom uso da Avenida.
Serão recapeados 4.100 metros de via, entre a Rua Almirante Barroso (bairro Liberdade) e a Avenida Dom Frederico Costa (bairro Prainha). O recapeamento da Avenida Mendonça Furtado está orçado em cerca de R$ 3 milhões e faz parte de um convênio entre a Prefeitura de Santarém e o Ministério das Cidades.
O recapeamento da Avenida Mendonça Furtado iniciou pelo cruzamento com a Avenida Cuiabá por ser o trecho de maior movimento e o que estava mais danificado.
Manutenção de vias - Nesta quarta-feira (11/04), a Secretaria Municipal de Infraestrutura trabalha na construção de uma passagem de água no cruzamento das avenidas Curuá-Una com Altamira, bairro Santíssimo. O local recebe grande quantidade de água, principalmente em dias chuvosos, e um grande buraco se formou prejudicando motoristas. Mas a manutenção do trecho já é executada com a colocação de tubos de drenagem. O mesmo serviço será feito em outros cruzamentos da Avenida Altamira, cuja obra de asfaltamento é finalizada pela SEMINF.
A SEMINF também segue com a operação tapa-buracos na Avenida Marechal Rondon e na Avenida Moaçara. Outra equipe da Secretaria responsável por realizar terraplenagem atua no bairro Maracanã onde os maquinários executam melhorias na Rua Dom Floriano.

Paixão de Cristo no São Raimundo



Mesmo atrasado postei algumas fotos da paixão de cristona comunidade de são Raimundo Nonato, foi um grande espetáculo, parabéns a todos.
Fotos:Rozinaldo Garcia.

Olhar para a Lua

Momento de contemplação da beleza da amazônia.
Foto:Rg

ABERTO O PROCESSO SELETIVO PARA ACS E AGENTES DE ENDEMIAS

A Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), publicou hoje (10/04), o edital do Processo Seletivo Simplificado nº 001/2012, que estabelece a oferta de 411 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e 120 vagas para o cargo de Agente de Combate às Endemias em cargo efetivo de Nível Fundamental Completo.
As inscrições iniciaram hoje e vão até o dia 23 de abril. Podem ser feitas no endereço eletrônico  da Prefeitura de Santarém (www.santarem.pa.gov.br). O valor da taxa de inscrição a ser paga pelo candidato é de R$ 35,00 para os dois cargos.
O concurso será dividido em duas etapas: a primeira com prova objetiva de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório e classificatório, que será realizada no dia 06 de Maio de 2012, contendo 40 questões objetivas e uma subjetiva. Serão 04 horas de prova, com início marcado para às 8h e término às 12h. Os candidatos devem comparecer nos locais, a serem divulgados no site da Prefeitura, com uma hora de antecedência.  A segunda etapa, de caráter classificatório, é a prova de títulos para os candidatos aprovados na prova objetiva. A prova de título ocorrerá no período de 21 a 22 de maio de 2012.  
O Edital completo e seus anexos estão disponíveis no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Santarém, Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e no site do Governo Cidade da Gente

PREFEITURA INSTALA BOMBA AO LADO DO MERCADO MUNICIPAL
Através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), a Prefeitura de Santarém instalou mais uma bomba para drenagem de água dos rios Amazonas e Tapajós que já invadiram parcialmente a Avenida Tapajós, principal via da Orla da cidade. O novo equipamento foi colocado ao lado do Mercado Municipal.
O Secretário Municipal de Infraestrutura, Inácio Correa, destaca que o serviço é importante principalmente para os comerciantes da área. “Colocar uma bomba para operar neste local vai proporcionar aos comerciantes um pouco mais de tranquilidade, pois haverá menos risco de perda de mercadorias e também será possível manter o fluxo de consumidores nos estabelecimentos”, afirmou.
Além da bomba instalada nesta terça-feira (10/04), há mais quatro motores na Avenida Tapajós, totalizando cinco equipamentos em operação. Uma bomba elétrica fica ao lado da praça do Mascotinho e mais três bombas, sendo uma elétrica e duas a diesel, em cima do cais entre as Travessas Visconde do Rio Branco e Padre João. O grupo de três bombas que fica em cima do cais de arrimo foi o primeiro a ser instalado e a entrar em operação. O resultado desta iniciativa governamental é visível. “É possível notar a diminuição do nível da água que invadia a avenida, lembrando que uma das principais funções das bombas é também impedir que o líquido fique parado e desta forma, evitar a proliferação de doenças”, explicou o Secretário Inácio.
As bombas têm capacidade ideal para o serviço. O equipamento de maior potência fica em cima do cais. É um motor a diesel que possui um tubo de oito polegadas acoplado. A capacidade de vazão desta máquina é de 300 a 500 mil litros por hora.  As outras bombas possuem tubos de seis polegadas e a capacidade de vazão chega a 350 mil litros por hora.  Ainda de acordo com Inácio Corrêa, outras medidas já estão planejadas para serem adotadas caso o nível do rio continue subindo. “A Prefeitura acompanha diariamente o nível do rio através da Defesa Civil Municipal. No início desta semana, o rio Tapajós chegou a 7,70 m. A marca está dez centímetros superior ao mesmo período de 2009 quando tivemos a maior enchente da região. Isto preocupa e por isso não perdemos tempo e estamos viabilizando as ações necessárias”, enfatizou Inácio Corrêa.

terça-feira, 10 de abril de 2012

OBRAS DO PAC AVANÇAM EM SANTARÉM


O grupo de casas que começou a ser erguido no final do ano passado, através do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, nos bairros Mapiri e Uruará está em fase final de construção. A estrutura em alvenaria está pronta e as casas recebem cobertura e revestimentos internos e externos. São 65 casas levantadas no Uruará e 39 no Mapiri. 
No Mapiri as moradias são erguidas em uma área aterrada no final da Avenida Borges Leal. Já no bairro Uruará, as casas foram levantadas em uma área localizada no cruzamento da Rua Uruará com a Avenida Maicá.
A previsão da empresa responsável pela obra é de que até o final deste semestre essas residências já estejam prontas para serem entregues pela Prefeitura de Santarém à população. Há ainda mais 46 casas no bairro Uruará, construídas no início da obra, que foram ocupadas indevidamente sem estarem concluídas. A equipe social do PAC/Prefeitura de Santarém já conversou com esses ocupantes e as casas devem ser finalizadas e entregues em boas condições de moradia. Para conclusão das residências ainda faltam as instalações hidráulicas e elétricas.
Além dos serviços de urbanização e moradia, o PAC nos bairros Mapiri e Uruará compreendem ainda empreendimentos de esgotamento sanitário. São construídas duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) no Mapiri e Uruará. Desta forma Santarém será um dos poucos municípios da região Norte a ter saneamento com rede de esgoto e tratamento dos dejetos. 
A ETE Mapiri está com a construção mais avançada. A obra entrou na última etapa para conclusão da Estação Elevatória, a estrutura que irá bombear o esgoto para o tanque de tratamento, chamado reator UBOX. No Uruará foi concluída a base dos tanques e a fase atual é de trabalho na estrutura da Estação Elevatória. Os equipamentos do reator UBOX já estão em Santarém para serem montados.
 A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Mapiri terá capacidade para receber dejetos produzidos por 50 mil habitantes. A rede irá beneficiar moradores dos bairros Mapiri, Jardim Santarém, Aeroporto Velho, Caranazal e Aparecida. A do Uruará terá capacidade para tratar esgoto produzido por 25 mil habitantes. 
Segundo informações do Secretário Municipal de Infraestrutura (SEMINF), Inácio Correa, ainda este semestre começará a ligação das casas à rede de esgoto. “Este trabalho deve ser finalizado em julho quando a Estação começará a funcionar em fase de testes. Com as Estações de Tratamento funcionando, o município dará um grande passo, principalmente na área ambiental”, afirmou.

Casinha de Leitura

Os pequeninos da Escola Municipal Rotary se divertiram com as musicas e danças do Projeto Casinha de Leitura, interagiram com a historia da princesa e o sapo, tornando-a mais interessante com um final pra lá de inusitado. Até que uma fada aparece transportando-os para historia do Mágico de OZ. No retorno ao parque eles encontram um cachorrão que perdido na floresta e com medo de ser devorado, finge ser um cachorro feroz e engana o Macaco e a Dona Onça. E assim foi o primeiro dia da III Jornada Literária do Casinha de Leitura em Comemoração do seus 12 anos.
Até a próxima…

terça-feira, 3 de abril de 2012

LIMPEZA PÚBLICA BENEFICIA RUAS DO MUNICÍPIO

Por conta do período chuvoso, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) intensifica o trabalho de limpeza em diversos pontos da cidade. O serviço é importante para que não ocorra entupimento de bueiros e galerias, principal motivo de alagamento em várias ruas. Nesta segunda-feira (02/04) foram recolhidos entulhos de trechos das avenidas: Presidente Vargas, Barjonas de Miranda e Marechal Rondon.
E nos cemitérios centrais de Santarém segue o trabalho de limpeza iniciado na semana passada. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) também continua com as melhorias na Rua Brasília, bairro Santíssimo. Através de terraplenagem será recuperada a trafegabilidade na via que sofreu bastante com as chuvas. Já os reparos através da operação tapa-buraco,s são executados nas Avenidas Dom Frederico Costa e Muiraquitã com Curuá-Una.

SANTARÉM GARANTE PARTICIPAÇÃO EM CONFERÊNCIA SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL


32 pessoas de Santarém participaram nos dias 29 e 30 de março em Belém, da etapa estadual preparatória à 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social CONSOCIAL, evento que será realizado em Brasília entre os dias 18 e 20 de maio deste ano .
A delegação santarena presente à 1ª Consocial Pará, foi integrada por: Adilson Pereira Matos, André Miranda da Cruz, Antonia Vita Rego Rocha, Antonio Noel Dias Sanches, Carlos Jaime da Cunha Mendes, Carlos Lair Maia da Silva, Claudionor da Silva Araújo, Dyana do Socorro B Pereira, Eder Pantoja dos Santos, Ederson Costa Pereira, Edimilson Conceição Nascimento, Erva Pinto Leite, Francisco Augusto Sousa, Girlene da Silva Barros, Iara Castro de Jesus, Ivanilson Ribeiro Cardoso, Jane Soares Diniz, João Pedro Figueira Garcia, Josafá da Costa Gonçalves, José Francisco de Sousa Lobato, José Giovani dos Santos, Léia Anjos de Sena  Nunes, Leonil Negrão Fernandes, Mara Suely Souza da Palma, Maria Rosangela Ferreira de Souza, Marta Zoraivia Vidal Campos, Paulo Sérgio Marinho de Souza, Raimundo da Silva Batista, Raimundo Nonato Batista Gazel, Sérgio José Picanço da Conceição, Simone de Castro Rodrigues, Valéria Maria Bentes Ferreira.
As propostas da 1ª Consocial Pará subsidiarão a criação de um Plano Estadual sobre Transparência e Controle Social, podendo ainda transformar-se em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo, passar a compor agendas de governo em âmbito estadual. O evento em Belém foi promovido pela Auditoria Geral do Estado – AGE.
O principal objetivo da Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social será o de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, visando um controle social mais efetivo e democrático.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Confira os pontos da Feira do Peixe Vivo em Santarém

O consumidor santareno terá à sua disposição 10 pontos para comprar o peixe durante a Semana Santa. Serão colocadas à venda 40 toneladas de pescado através da Feira do Peixe Vivo.

Em todos os pontos de comercialização, a venda iniciará às 8h, sem horário estabelecido para encerrar. “

A Feira do Peixe Vivo e Resfriado ocorrerá nos dias 4 e 5.

Locais de venda

•Mercadão 2000;

•Trevo do Maracanã;

•Em frente ao Estádio Colosso do Tapajós (pela Sérgio Henn);

•Mercado da Prainha;

•Em frente à praça do bairro Nova República;

•Comunidade Boa Esperança (em frente ao Mercantil Boa Esperança);

•Mercado da Rodagem;

•Elinaldo Barbosa com Gonçalves Dias, no bairro Prainha (referência será a residência do Sr. Roberto Mafra);

•Feira da COHAB;

•Praça em frente a igreja de Mojuí dos Campos