quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Bispo do Xingu afirma que Usina de Belo Monte vai inundar Altamira



Dom Erwin Krautler alerta para destruição que Usina irá causar à região

Dom Erwin Krautler
O início das obras de construção da Hidroelétrica de Belo Monte, em Altamira, causou preocupação na população ribeirinha e religiosos daquele Município. A Prelazia do Xingu destaca que acompanha com preocupação as obras da Usina, principalmente no que diz respeito a inundação que Altamira poderá sofrer com a conclusão empreendimento.
Há poucos meses, uma medida provisória foi autorizada pelo governo federal para desapropriar as terras que serão utilizadas para a construção da Usina. A medida provisória prevê a construção da obra, no rio Xingu, Município de Altamira, no limite com Anapu.
Desde o início da implantação dos canteiros da obra, a Usina divide opiniões em relação aos impactos ambientais e sociais que poderá causar na região, além da desconfiança da população sobre a produtividade de energia elétrica, para o País.
Em audiências públicas, autoridades e representantes da Sociedade Civil Organizada discutiram a implantação da obra, com relação às terras que serão desapropriadas, além das comunidades ribeirinhas e indígenas e a população que será atingida na construção da usina.
De acordo com o bispo da prelazia do Xingú, Dom Erwin Krautler, o governo federal deveria dar mais importância ao que pensa a população que mora na área impactada. Ele garante que várias comunidades indígenas serão afetadas e, que parte da cidade de Altamira será inundada, conforme dados relevados pelo governo.
“Quando se discutia a construção da Usina, estive frente a frente com o presidente Lula. Ele disse que Belo Monte será construída, nem que para isso o projeto tenha que ser enfiado goela abaixo”, revelou o religioso.
Para Dom Erwin, hoje, o governo federal, por meio da presidenta Dilma Rousseff, deveria dar satisfação do que irá ser feito após a construção da usina e de como a população atingida será remanejada. “O governo impõe a construção de Belo monte, sem dar voz à própria população da região afetada. Se a construção de mais barragens de Belo Monte for concretizada e o projeto de mais usinas no rio Tapajós for implantado, os impactos serão enormes na região”, alerta

São Francisco vence Paysandu e lidera Parazão


1

Torcida compareceu em massa para empurrar o Leão Azul à vitória

Torcida azulina compereceu em peso para apoiar o time
No estádio Colosso do Tapajós, em Santarém, o São Francisco fez alegria da torcida azulina e derrotou o Paysandu por 2 x 1. Além da superioridade no placar, o Leão do Tapajós foi superior durante grande parte da partida. E para completar, teve sua missão de chegar a vitória, facilitada pela expulsão do zagueiro Darlan no finalzinho do primeiro tempo.
O São Francisco aproveitou a vantagem numérica, no segundo tempo encurralou o Paysandu e abriu o placar aos 32 minutos, depois de um cruzamento na área, o atacante Léo Oliveira dividiu com a zaga e a bola sobrou para Ricardinho mandar para as redes, Ricardinho ainda se chocou com o goleiro Ronaldo e teve que ser substituído.
O São Francisco chegou aos 2 x 0 aos 38 minutos com o estreante atacante Léo Oliveira, que recebeu um passe de Balão Marabá e de fora da área mandou no ângulo esquerdo do gol bicolor. O Paysandu ainda descontou aos 46 minutos com Bartola, mas já era tarde. Vitória do Leão santareno por 2 x 1. O Paysandu volta a jogar na sexta-feira (20) contra a Tuna, na Curuzu. O São Francisco joga no próximo sábado, dia 21, contra o Cametá, no Colosso do Tapajós.
São Francisco 2-1 Paysandu
Local: Colosso do Tapajós
Árbitro: Nadilson Sousa dos Santos
B1: Diorgenes Menezes Serrão
B2: Manuel Jucimar Picanço
4A: Robinaldo Andrade
Renda: R$ 64.225,00
Público pagante. 4.223
Não pagante: 656
Público Total: 4.879
São Francisco: Jader- Sidvan-(Balão Marabá), Aldair-Perema- e Maurian; Diego Carioca, Cleidir, Caçula (Léo Oliveira) e Emerson Bala; Rodrigão e Ricardinho (Kiko). Técnico: Osvaldo Monte Alegre
Paysandu: Ronaldo- Yago Pikachu-Tobias-Darlan- e Jairinho:Bily-Neto-Robinho- e Nenê Apeú (Thiago), Heliton e  Luan (Bartola) Técnico: Nad
No outro jogo da rodada, a Tuna perdeu no Sousa por 1 x 0 para o time do Águia de Marabá, o gol foi marcado por Valdanes aos 40 minutos do 2º tempo 
Classificação
1º São Francisco 4 pontos
2º Cametá 3 pontos
3º Remo  3 pontos
4º Tuna Luso 3 pontos
5º Águia 3 pontos
6º São Raimundo 1 ponto
7º Independente 0
8º Paysandu 0
Fonte: RG 15/O Impacto e Rolando a Bola