quinta-feira, 24 de março de 2011

PF prende Sargento da PM acusado do assalto ao Banpará

Em operação sigilosa realizada na tarde desta quinta-feira, a Polícia Federal, sob o comando do delegado Dutra, prendeu o Sargento da Polícia Militar Ed Carlos Serrão Rabelo, acusado de participar ativamente do assalto ao Banco do Estado do Pará (Banpará). Junto com o Sargento Ed Carlos, foram presos seu filho e sua esposa Maria Estela. A prisão aconteceu na residência do Sargento, na Rua São José, no bairro do Urumari.


De acordo com informações da Polícia, na hora da prisão o filho do Sargento Ed Carlos ia saindo de sua casa com uma mochila, sendo que dentro dela foram encontradas várias munições, inclusive balas “clava” de uso restrito da Polícia. Também foram apreendidas várias espécies de roupas novas, supostamente compradas com o fruto do roubo.

O filho do Sargento foi preso com uma mochila cheia de munição

Os três acusados neste momento estão prestando depoimento ao Delegado Silvio Birro, na Seccional de Polícia Civil de Santarém.
O assalto ao Banpará aconteceu no dia 03 de agosto do ano passado, quando de lá foram roubados mais de R$ 1 milhão.

Segundo uma fonte, a Polícia Federal já está de posse do nome de mais uma pessoa envolvida no assalto. Trata-se do indivíduo Cleudivan Sousa Silva, mais conhecido por “Magrão”, que se encontra foragido.

Soldados da Polícia Militar também fizeram parte da prisão dos acusados. Na Delegacia, o Sub-Comandante do CPR-1, Coronel Mafra, está acompanhando o depoimento do Sargento Ed Carlos.


Durante as investigações, a Polícia Federal recolheu várias amostras de provas dentro da Agência, que poderiam levar aos assaltantes, entre elas, fezes humanas, salivas e outras. Essas amostras foram mandadas para Brasília, onde de posse do resultado, conseguiram chegar à prisão do Sargento Ed Carlos, que segundo a Polícia, foi quem deu a cobertura para os assaltantes em Santarém.

Assaltante ameaçado de morte é transferido para Belém

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) transferiu na tarde de terça-feira, 15, do Presídio de Cucurunã, em Santarém, para a Penitenciária de Americano, em Belém, o detento Eduardo Nonato da Silva, conhecido como “Dudu”. Ele é acusado de participar do assalto a agência do Banco do Estado do Pará (Banpará), em Santarém, que rendeu maios de R$ 1 milhão. Segundo uma fonte, “Dudu” estava ameaçado de morte, pois sabia de muita coisa e, principalmente, os nomes de pessoas influentes que poderiam estar envolvidas diretamente no assalto. Ele não estava mais fazendo refeição no presídio de Cucurun
Coronel Mafra (CPR-1) e Delegado Silvio Birro esclarecem as prisões

O assalto aconteceu no dia 03 de agosto de 2010, onde virou alvo de questionamentos da população e de órgãos de Justiça, em relação aos autores do delito. “Dudu” foi preso na cidade de Anápolis (GO), em outubro de 2010, por agentes da Polícia Federal.

Antes de viajar para Belém, segundo uma fonte, o assaltante deu um depoimento bombástico aos promotores do Ministério Público Estadual (MPE), em Santarém, onde denunciou pessoas que provavelmente estão envolvidas com o assalto. Ainda, de acordo com a fonte, o assaltante revelou os nomes dessas pessoas aos promotores públicos, que deram suporte para que o assalto fosse realizado com sucesso.
Delegado da Polícia Federal, Dutra, comandou operação ao assaltante

De acordo com investigações da Polícia Civil, “Dudu” era quem mantinha a família do gerente Ademar da Silva refém, enquanto seus comparsas realizavam o assalto à agência bancária. Além dele, a Polícia prendeu outro membro do bando, Luís Ferreira Lima Júnior, o “Roberto”, 24 anos, preso em Rondon do Pará, dias após o assalto.



Por: Carlos Cruz



Para Refletir.

A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver 70 anos.


Mas para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão.

Aos 40 anos ela está com:

As unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as suas presas das quais se alimenta.

O bico alongado e pontiagudo se curva, apontando contra o peito.

As asas estão envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas e voar já é tão difícil!

Então, a águia só tem duas alternativas: Morrer...

... ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias.

Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um

ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar.

Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo.

Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas.

Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas.

E só após cinco meses sai para o famoso vôo de renovação e para viver então mais 30 anos."

"Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação.

Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças,
costumes e outras tradições que nos causaram dor.
Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado

valioso que uma renovação sempre traz".

(autor desconhecido)



Vamos Preservar.

Dom Capistrano se despede de Itaituba em sessão na Câmara

A Comunidade católica de Itaituba foi duplamente privilegiada. Primeiro por ganhar uma Prelazia e por ter tido como primeiro Bispo um religioso do cacife espiritual de Dom Capistrano.

Capistrano Francisco que em Itaituba passou a se chamar Dom Capistrano Francisco Heim, na condição de Bispo, após cumprir sua missão religiosa está deixando Itaituba 22 anos depois e retornando para sua terra natal Catskill – Nova York, nos Estados Unidos.

Para homenagear o empenho e dedicação de Dom Capistrano, a Câmara de vereadores de Itaituba, por iniciativa do vereador Raimundo Pimentel (Dico), realizou nesta quarta-feira, dia 23, sessão especial solene com coquetel no encerramento.

A Sessão presidida pela vereadora Eva Gomes, contou com apenas com as presenças de Luiz Fernando Sadeck (Peninha), Marcos da Ideal, Maria Pretinha, Dadinho Caminhoneiro, Raimundo Pimentel (Dico) e Manuel Diomar Figueira.

Da tribuna, o vereador Peninha foi incumbido de recepcionar Dom Capistrano proferindo um discurso onde relembrou a trajetória do religioso nos 22 anos em que esteve à frente da prelazia local. Peninha leu um breve histórico do Bispo.

Em nome da comunidade católica e Sagrado Coração de Jesus, Lia Oliveira disse que Dom Capistrano como Bom Pastor cativou Itaituba e região por sua humildade e respeito ao próximo. Lia emocionada, disse que Dom Capistrano jamais será esquecido pela comunidade católica Itaitubense.


Dom Capistrano será substituído pelo Bispo Dom Vilmar Santim, de Paranavai (PR), que estará assumindo oficialmente a Prelazia de Itaituba no dia 10 de abril próximo.

QUEM É DOM CAPPISTRANO?


Ele nasceu em 21 de janeiro de 1934, na cidade de Catskill(Nova York/EUA, filho de Ana e Joseph Heim, tendo nome de batismo Willian. Iniciou sua missão religiosa em 15 de julho de 1960 na Ordem dos Frades Menores, onde adotou o nome de Capistrano Francisco.


Foi ordenado sacerdote em 18 de dezembro de 1965 no estado de Nova York, tendo em seguida concluído seus estudos teológicos em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Também durante 22 anos trabalhou como secretário executivo e vice custódio na Custódia dos Franciscanos em Goiás.


Dom Capistrano considera como fato marcante o dia em que recebeu, via sede, comunicado do Vaticano que iria na condição de Bispo assumir a recém criada Prelazia do Tapajós, com sede em Itaituba. Isso ocorreu no dia 02 de outubro de 1988 e em sua chegada foi recepcionado pelo Prefeito da época, Silvio Macedo, e pelo saudoso Frei Paulo.



Por: Nazareno Santos