sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Raduan Nassar: "Vivemos tempos sombrios"


por Redação — publicado 17/02/2017 11h00, última modificação 17/02/2017 09h44
Em seu pronunciamento na entrega do Prêmio Camões de literatura, o escritor critica o golpe, o governo Temer e o STF. Leia a íntegra
Paulo Pinto/Fotos Publicas
Às dez e meia da manhã desta sexta-feira 17, o escritor Raduan Nassar subiu ao palco montado no Museu Lasar Segall, em São Paulo, para receber o Prêmio Camões de 2016, honraria concedida pelos governos do Brasil e Portugal e um dos principais reconhecimentos da literatura em língua portuguesa. Nassar ofereceu à plateia o seguinte discurso:
Excelentíssimo Senhor Embaixador de Portugal, Dr. Jorge Cabral.
Senhor Dr. Roberto Freire, Ministro da Cultura do governo em exercício.
Senhora Helena Severo, Presidente da Fundação Biblioteca Nacional.
Professor Jorge Schwartz, Diretor do Museu Lasar Segall.
Saudações a todos os convidados.
Tive dificuldade para entender o Prêmio Camões, ainda que concedido pelo voto unânime do júri. De todo modo, uma honraria a um brasileiro ter sido contemplado no berço de nossa língua.
Estive em Portugal em 1976, fascinado pelo país, resplandecente desde a Revolução dos Cravos no ano anterior. Além de amigos portugueses, fui sempre carinhosamente acolhido pela imprensa, escritores e meios acadêmicos lusitanos.
Portanto, Sr.Embaixador, muito obrigado a Portugal.
Infelizmente, nada é tão azul no nosso Brasil.
Vivemos tempos sombrios, muito sombrios: invasão na sede do Partido dos Trabalhadores em São Paulo; invasão na Escola Nacional Florestan Fernandes; invasão nas escolas de ensino médio em muitos estados; a prisão de Guilherme Boulos, membro da Coordenação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto; violência contra a oposição democrática ao manifestar-se na rua. Episódios todos perpetrados por Alexandre de Moraes.
Com curriculum mais amplo de truculência, Moraes propiciou também, por omissão, as tragédias nos presídios de Manaus e Roraima. Prima inclusive por uma incontinência verbal assustadora, de um partidarismo exacerbado, há vídeo, atestando a virulência da sua fala. E é esta figura exótica a indicada agora para o Supremo Tribunal Federal.
Os fatos mencionados configuram por extensão todo um governo repressor: contra o trabalhador, contra aposentadorias criteriosas, contra universidades federais de ensino gratuito, contra a diplomacia ativa e altiva de Celso Amorim. Governo atrelado por sinal ao neoliberalismo com sua escandalosa concentração da riqueza, o que vem desgraçando os pobres do mundo inteiro.
Mesmo de exceção, o governo que está aí foi posto, e continua amparado pelo Ministério Público e, de resto, pelo Supremo Tribunal Federal.
Prova da sustentação do governo em exercício aconteceu há três dias, quando o ministro Celso de Mello, com suas intervenções enfadonhas, acolheu o pleito de Moreira Franco. Citado 34 vezes numa única delação, o ministro Celso de Mello garantiu, com foro privilegiado, a blindagem ao alcunhado “Angorá”. E acrescentou um elogio superlativo a um de seus pares, o ministro Gilmar Mendes, por ter barrado Lula para a Casa Civil, no governo Dilma. Dois pesos e duas medidas
É esse o Supremo que temos, ressalvadas poucas exceções. Coerente com seu passado à época do regime militar, o mesmo Supremo propiciou a reversão da nossa democracia: não impediu que Eduardo Cunha, então presidente da Câmara dos Deputados e réu na Corte, instaurasse o processo de impeachment de Dilma Rousseff. Íntegra, eleita pelo voto popular, Dilma foi afastada definitivamente no Senado.
 O golpe estava consumado!
 Não há como ficar calado.
 Obrigado

Boletim Informativo 17.02.2017

Imagem inline 1

Pastoral da Comunicação







# Assembleia da PJ

Começa nesta sexta-feira(16) a Assembleia da Pastoral da Juventude da Diocese de Santarém. Esse importante encontro segue até domingo, dia 19, no salão da Igreja Santo Antônio, bairro Laguinho.  O evento vai reunir jovens de todas as paróquias e áreas pastorais da Diocese. Durante a assembleia será avaliada a realidade da juventude e traçados os caminhos da PJ para os próximos anos. Outra atividade será a escolha da nova coordenação diocesana da PJ.
Confira a programação:

17 de fevereiro de 2017 (Sexta-feira)

16h - Credenciamento e acolhida 
18h - Ofício Divino da Juventude – ODJ 
19h - Apresentação dos participantes 
19h20 - Apresentação da programação 
19h30 - Discussão e aprovação do regimento
20h30 - Jantar

21h -Síntese dos instrumentais e avaliação 
22h - Descanso     
                   
18 de fevereiro de 2017 (Sábado) 

07h - Café da manhã 
07h30 - Ofício Divino da Juventude – ODJ 
08h30 - Reflexão: Identidade da PJ e análise de cenário
09h45 - Lanche 
10h - Análise eclesial e apresentação do planto de pastoral
10h30 – Análise social

11h - Intervenções dos delegados 
11h30 - Julgar à luz da Palavra, carta do Papa
12h30 - Almoço 
Descanso 
14h - Reflexão: Planejar para quê? 
14h30 - Escolha das urgências 
15h45 - Lanche 
16h - Escolha das prioridades 
16h40 - Discussão e aprovação do estatuto da PJ 
18h - Eleição da nova coordenação 
19h30 - Jantar 
20h - Noite cultural 
23h - Descanso  
 

19 de fevereiro de 2017 (Domingo)

06h45 - Café da manhã 
07h15 - Celebração Eucarística 
08h45 - Pensar os projetos e atividades pastorais
09h30 - Lanche 
09h45 - Continuação 
11h45 - Mística de encerramento 
12h - Almoço 
FIM

# CristoFolia
A Paróquia Nossa Senhora de Fátima realizará neste sábado, dia 18, o CristoFolia. É um retiro com adoração ao Santíssimo Sacramento, pregação, louvor e noite cultural. O evento traz o tema “Alegra-te e exulta”. O CristoFolia iniciará às 20h e será aberto a toda comunidade.

# Convite – Pastoral Hospitalar Diocesana

Quem estiver interessado em ser um missionário da Pastoral Hospitalar da Diocese de Santarém é convidado a participar de um encontrão que será realizado neste sábado, 18 de fevereiro, das 14h às 17h no Colégio Santa Clara, com entrada pela Avenida Barão do Rio Branco.

# Curso de Cura – Obra Shalom

A Obra Shalom da Diocese de Santarém promoverá neste fim de semana, 18 e 19 de fevereiro, o Curso de Cura “És Precioso”. A iniciativa faz parte do caminho do autoconhecimento e crescimento da maturidade humana chamado de "Ordo Amoris".

O curso vai ser realizado em parceria com a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e será ministrado por uma psicóloga consagrada de Aliança da Comunidade Católica Shalom, da Missão de Belém.

A preparação vai ocorrer no Centro de Evangelização da Paróquia de Aparecida das 9h às 18h. A inscrição custa 25 reais por pessoa e deve ser feita na secretaria da paróquia em horário comercial ou pelos telefones: Helder (93) 99150-1761 e Daiane (93) 99207-7006.

# Gincana da Paróquia São Francisco de Assis – Bairro Caranazal

A Paróquia São Francisco de Assis, bairro Caranazal, realizará neste fim de semana a Gincana da Crisma. A atividade vai ser uma oportunidade para maior entrosamento entre os catequistas, crismandos e familiares. A programação começará no sábado(18), às 17h, prosseguindo no domingo a partir das 8h, encerrando com a noite cultural.

# Informações da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

- A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, bairro Liberdade, promoverá neste sábado, dia 18, um encontro para suas equipes de serviço. A iniciativa vai destacar o tema “O papel do leigo na caminhada da igreja”. A assessoria será da irmã Rai. O encontro iniciará às 19h30 e vai ser aberto para outras lideranças da Diocese de Santarém que estejam interessadas em participar.

- A Paróquia está com inscrições abertas para catequese infantil, 1ª Eucaristia, Crisma, Crisma de Adultos e Movimento Eucarístico Jovem(MEJ). As inscrições devem ser feitas durante o mês de fevereiro. Os encontros iniciarão no dia 18 de março, às 18h, com a Missa das Crianças. Essa celebração acontece no terceiro sábado de cada mês, sempre às 18h.

- Estão abertas as inscrições para formação de pais e padrinhos. A inscrição deve ser feita até o dia 10 de março na secretaria da paróquia. Os encontros ocorrerão nos dias 16, 17 e 18 de março. Terá batismo no dia 26 de março e 25 de junho (no período das festividades da padroeira).

# Informações da Catedral de Nossa Senhora da Conceição

A Catedral de Nossa Senhora da Conceição tem vagas disponíveis para a catequese da primeira eucaristia, perseverança e crisma. As inscrições devem ser feitas na secretaria da paróquia em horário comercial.

#Momento de Mariologia

A Legião de Maria Comitium Mediatrix da Diocese de Santarém realizará neste sábado(18) o Momento de Mariologia. Será a partir das 10h, no salão paroquial da Catedral de Nossa Senhora da Conceição.

# Encontrão das Lideranças

A Paróquia Sagrada Família, bairro Aeroporto Velho, realizará um encontro de Formação para suas Lideranças. Será domingo, dia 19, a partir das 8h no salão paroquial.

# Repasse da Campanha da Fraternidade

- A Área Pastoral São Lucas, Região Dois de Pastoral, promoverá domingo(19) o repasse do tema da Campanha da Fraternidade 2017 para suas comunidades. O encontro ocorrerá de 8h às 12h no Urumanduba.

- A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, bairro Aparecida, fará o repasse do tema da CF 2017 na segunda-feira, 20 de fevereiro, para suas lideranças e paroquianos. Será no salão paroquial a partir das 19h15.

A Campanha deste ano destaca o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação”.





Aritana Aguiar – Assessoria de Imprensa da Diocese de Santarém
Pastoral da Comunicação

Contato: (93) 99124-7871