sexta-feira, 4 de outubro de 2013

COORDENADORA NACIONAL DA PASTORAL DA CRIANÇA EM SANTARÉM

## Neste sábado dia 05/10, chega a Santarém, a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Irmã Vera Lúcia Altoé. Ela vem para participar do encontro comemorativo dos 30 anos de vida e missão da Pastoral. É a primeira vez que Irmã Vera vem oficialmente a Santarém.
 
Irmã Vera, juntamente com a coordenadora estadual da Pastoral da Criança, irmã Veneranda Alencar, concederá uma entrevista aos meios de comunicação, neste sábado, 05, às 09h, no auditório N. Sra. da Conceição (atrás da Catedral- Rua Floriano Peixoto, centro). Na ocasião elas falarão do trabalho de salvar vida de crianças e gestantes ao longo desses 30 anos, e de outros temas relacionados à Pastoral da Criança.
 
O encontro comemorativo será no domingo, 06, no colégio Santa Clara, das 08h às 16h, e deve reunir todos os líderes e voluntários da Pastoral da Criança que atuam nos sete municípios da Diocese de Santarém.
 
A Coordenadora Nacional
Irmã Vera Lúcia Altoé, é capixaba, natural de Cachoeiro do Itapemirim. Educadora formada em pedagogia, também estudou teologia e espiritualidade. É pós-graduada em alfabetização e em ensino religioso. É consagrada pela Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres, conhecidas como Irmãs Azuis. 

Começou seu trabalho na Pastoral da Criança quando foi morar na favela situada no Jardim Vitória, em Cuiabá (MT), em 1997. Exerceu a coordenação da Pastoral da Criança na Arquidiocese de Cuiabá, entre 1997 e 2001. Em seguida foi eleita coordenadora estadual do Mato Grosso, função que exerceu entre 2001 e 2004. Nos últimos quatros anos integrou o Conselho Diretor da Pastoral da Criança, como secretária. 

Segundo ela, seus principais desafios como nova coordenadora  nacional são continuar dando respostas positivas à missão da Pastoral da Criança, acolher e respeitar as diferenças e aprender a ser uma gestora em âmbito nacional. Para Irmã Vera Lúcia, coordenar o trabalho de 270 mil voluntários é uma oportunidade de gerar vida, sobretudo onde ela se encontra mais fragilizada.

“Graças ao trabalho voluntário é possível atender as necessidades de milhões de crianças e gestantes, resgatar, sobretudo a autoestima, promover a saúde, a educação, a cidadania e abrir oportunidades para que mais crianças e gestantes possam receber essa benção que é a Pastoral da Criança. Vou me dedicar a ampliar a cobertura das crianças e famílias pobres, com atenção especial a formação e capacitação de nossos voluntários”, afirma Irmã Vera Lúcia.
 
Ela assumiu a coordenação nacional da Pastoral da Criança depois que a coordenadora anterior, Dra. Zilda Arns morreu em um terremoto no Haiti, em janeiro de 2010.
 
 
Contatos: Irmã Maria das Graças – coordenadora da Pastoral da Criança da Diocese de Santarém: 9112-4156
 
 
AÇÕES REALIZADAS PELA PASTORAL DA CRIANÇA NA DIOCESE DE SANTARÉM DE JANEIRO A SETEMBRO DE 2013.

 

 

Líderes ativos na Pastoral da Criança na Diocese até o mês de Setembro: 690 líderes

Voluntários e equipes de apoio à Pastoral: 383.
Total de voluntários 1.073
 
Media mensal de famílias visitadas e acompanhadas: 5.382
Media mensal de gestantes acompanhadas e visitadas: 329
Comunidades acompanhadas: 200
Números de crianças menores de seis anos acompanhadas pela Pastoral da Criança: 6.921
Porcentagem de crianças pobres acompanhadas: 16%
A Pastoral da Criança está presente nos municípios de Almeirim, Aveiro, Belterra, Monte alegre, Prainha, Mojui dos Campos e Santarém.
Emissoras de rádios que veiculam programas semanais produzidos pela Pastoral da Criança: 24.

 

Capacitações

Para a qualificação dos serviços prestados, a Pastoral da Criança oferece formação aos seus líderes e voluntários.
 
Descrição: Formação do Líder para acompanhamento das Ações Básicas de Saúde, Educação, Nutrição e Cidadania da Pastoral da Criança, através do Guia do Líder.
 
Público Alvo: Líderes não capacitados nas ações básicas de saúde, educação, nutrição e Cidadania.
 
Outras atividades: formação continuada nas áreas de saúde bucal, Hanseníase, hortas caseiras, brinquedos e brincadeiras, missão e gestão.