terça-feira, 19 de janeiro de 2016

“De Olhos Vendados” abre o calendário de formação da Fotoativa 2016

20150118_DeOlhosVendados-d_600px
A Fotoativa abre inscrições para a oficina de iniciação à fotografia “De Olhos Vendados” com Miguel Chikaoka. Entre os meses de março e abril deste ano, serão duas turmas paralelas, uma às terças e quintas pela parte da noite, e outra aos sábados pela parte da tarde. Para ambas as turmas, haverá momentos de prática a combinar em grupo. Os interessados devem se candidatar por meio de formulário de inscrição on-line até o dia 18 de fevereiro e aguardar a chamada para as entrevistas presenciais.
A oficina “De Olhos Vendados” é destinada ao público geral, amadores e experientes, interessados no aprendizado e na prática da fotografia através de experimentos inspirados na leitura da gênese do processo de produção de imagens. Sua metodologia se compõe de vivências que envolvem práticas de construção e uso de dispositivos de visualização e captura de imagens, jogos e exercícios sensoriais, expedições e rodas de conversa.
Segundo o fotógrafo e educador Miguel Chikaoka, o objetivo da oficina é estimular o exercício do pensamento crítico-criativo sobre as possibilidades do fazer fotográfico e seus desdobramentos nas mais diversas áreas do conhecimento.
Miguel Chikaoka é natural de Registro-SP, vive e trabalha em Belém desde 1980. Seu trabalho voltado à experimentação, pesquisa e reflexão do fazer fotográfico resultou numa prática educativa pautada na potência inspiradora da luz em todas as suas dimensões. Como artista acumula uma dezena de exposições individuais e uma extensa lista de participações de em coletivas no Brasil e no exterior. Em 2012, recebeu o Prêmio Brasil de Fotografia e a Comenda da Ordem do Mérito Cultural – MinC por sua contribuição à cultura brasileira. Em 2014 foi contemplado com o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça / Funarte.