quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Noticias R7


Novo terremoto derruba prédios e

causa pânico entre a população do Haiti
Tremor teve 6,1 graus na escala Richter e foi o mais forte desde a semana passada
O Instituto de Geologia dos Estados Unidos registrou às 06h03 (9h03 em Brasília) um terremoto de 6,1 graus na escala Richter.
O tremor ocorreu a 9,9 km de profundidade e seu epicentro está a 60 km de Porto Príncipe, mais exatamente ao oeste da capital em uma região já no mar, próxima das localidades de Petite Guide e Petit Goave.
O novo abalo é o mais forte desde que um terremoto de sete graus na escala Richter arrasou no último dia 12 a capital do país e outras cidades da região.
Na capital, primeiro foi sentida uma leve vibração seguida por um forte tremor. Não há notícias de vítimas ou danos até o momento.
Jornalistas em Porto Príncipe não constataram novos danos ou vítimas, mas ouviram os sons característicos do desabamento de alguns prédios que ainda estavam parcialmente de pé.
Na vizinha cidade de Pétionville, o tremor foi sentido durante dez segundos.
O abalo também foi sentido em algumas províncias da República Dominicana, como Santiago, Bonao, San Juan de la Maguana, Mao, e Nagua, informa o jornal dominicano El Nacional.
Apesar de rápido, o novo tremor causou certo pânico entre a população já traumatizada pelo terremoto da semana passada.
Numa praça transformada em dormitório público, uma mulher usou um megafone para rezar e orientar os haitianos desorientados.
Em Pétionville, leste da capital, diante do Hotel Kinam, a multidão começou a repetir:
- É o fim do mundo! É o fim do mundo!
Após o terremoto que provocou a morte de ao menos 75 mil pessoas, mas cujo saldo pode chegar a 200 mil, o Haiti sofreu um abalo que assustou a população no último sábado (16) de 4,5 graus na escala Richter.
O terremoto de sete graus destruiu construções como o Palácio Nacional, a sede da Presidência do país, além de cerca de 50% das edificações da capital Porto Príncipe. Em Leogane, 90% dos imóveis foram destruídos pelo terremoto.
Uma alerta de tsunami em decorrência do terremoto de hoje ainda não foi emitido.
A tragédia no Haiti se tornou a maior das Américas. A ONU (Organização das Nações Unidas) vai realizar na próxima segunda-feira (25) uma reunião preliminar sobre os trabalhos de reconstrução do país. Uma conferência deve acontecer em abril sobre a situação haitiana.
O país é o mais pobre das Américas e desde 2004 conta com a ajuda da Minustah, missão de paz da ONU, para pacificar a região.

Notícias de fotografias


No dia 23 de Janeiro de 2010 um presente para os moradores de Fortaleza: lançamento de livros fotográficos na Saraiva Mega Store no Shopping Iguatemi.

Ter, 19 de Janeiro de 2010 22:31
Quatro amigos, quatro livros, quatro histórias diferentes para contar com um laço em comum: a fotografia. Os fotógrafos Celso Oliveira, Fernanda Oliveira, Sheila Oliveira e Jarbas Oliveira unem-se para presentear a cidade no começo do ano de 2010 com imagens do Nordeste, é um reflexo da cidade, da cultura e da fotografia.

Além de re-lançar os livros de cada autor, “Quem somos nós” de Celso, “Santa Terezinha: o morro de uma cidade” de Fernanda, “Carnaúba: a árvore que arranha” de Sheila e o “O Livro das Horas da Praça do Ferreira” de Jarbas Oliveira, queremos através do lançamento em livrarias e shopping centers conquistar um novo público, diz a produtora Local Foto. “Geralmente realizamos exposições e lançamentos de livros fotográficos em galerias de arte com um público muito restrito do meio artístico, queremos compartilhar essas imagens com o público de uma maneira geral, queremos mostrar a história do Nordeste, do Ceará, da cidade de Fortaleza por meio de imagens, e hoje como as pessoas freqüentam os shopping centers, nós vamos até o público numa segunda mostra, em busca de um novo espaço.”
“Quem Somos Nós” é um livro resultado de uma pesquisa extensa, em que Celso recolheu, nas décadas de 1980 e 90, personagens por todo o Nordeste brasileiro, “especialmente da classe desfavorecida financeiramente”, como define o próprio autor. Com textos do amigo Tiago Santana e do professor Gilmar de Carvalho o livro foi produzido juntamente com a Local Foto.
Santa Terezinha: o morro de uma cidade” é um livro que nos convida a conhecer os moradores do morro da cidade de Fortaleza de perto. Com uma pesquisa realizada ao longo de sete anos o propósito do trabalho foi identificar, a partir do olhar pessoal, a identidade de uma localidade cuja dinâmica histórico-social tratou de pluralizar. Para tanto, o primeiro passo para adentrar nesse vasto mundo foi transitar ruas e becos na companhia de lideranças locais. Com textos dos professores Silas de Paula e Paulo Boni, o livro foi editado pela Tempo D´imagem e produzido pela Local Foto.

“O Livro das Horas da Praça do Ferreira” foi uma produção em comemoração ao aniversário de Fortaleza e trás como tema uma das principais praças públicas da cidade localizada no centro. Com 144 páginas, o livro retrata personagens ilustrativos de uma excursão íntima, figuras anônimas popularmente conhecidas, como o poeta Mário Gomes, o lunático Nietzsche, o velho Valmir, o jornaleiro Paixão, o João Engraxate. Todos esses que fazem o dia-a-dia do centro nervoso da cidade, estão nas páginas do livro. Com textos de José Mapurunga e projeto editorial de Lumiar Comunicação e Consultoria.
“Carnaúba a árvore que arranha”. Foi diante da beleza das imagens e da vontade de lutar pelo desenvolvimento desta cultura e pela preservação dos carnaubais, que Sheila decidiu partir para a publicação do livro. Sendo uma árvore nativa da região, que tem distribuição da Bahia ao Maranhão, com uma concentração mais forte no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, a Carnaúba, que significa “a árvore que arranha”, na linguagem tupi, foi retratada neste livro desde o seu lento crescimento ao seu uso industrial. Com textos do professor Gilmar de Carvalho e Rodrigo de Castro, o livro foi produzido pela Tempo D´imagem.

Um pouco de cada autor
Celso Oliveira, fotógrafo profissional desde 1975, iniciou suas atividades no Rio de Janeiro como fotojornalista. Trabalhou na Agência Central de Fotojornalismo em São Paulo, mudou-se para Fortaleza em meados da década de 90, onde criou a editora e foto-arquivo Tempo D’Imagem (1994) que hoje é editora de livros de fotografia em parceria com Tiago Santana. Desenvolve trabalho pessoal de documentação fotográfica sobre as manifestações culturais e festas populares no Nordeste do Brasil. Atualmente reside em Fortaleza.
Fernanda Oliveira, jornalista e publicitária, é pós-graduada em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atualmente, é diretora do Instituto da Fotografia do Ceará - IFOTO e professora do Ensino Superior. Foi repórter fotográfica do jornal Diário do Nordeste. Já conquistou prêmios nacionais e regionais. Com o trabalho de fotografia
etnográfica Mulheres Líderes no Sertão Central do Ceará – que resultou em seu primeiro livro publicado – foi selecionada pelo Prêmio Novos Expositores, Casa de Cultura da América Latina/Universidade de Brasília Decanato de Extensão 2007, pelo Prêmio de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Ceará 2006 e pelo Foto Arte Brasília 2007. O ensaio Santa Terezinha: o morro de uma cidade é sua segunda publicação e foi selecionado pelo Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre e indicado para Fotografia Brasileira Contemporânea 2010. O trabalho também foi agraciado com o Prêmio de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Ceará 2007 e com o Edital das Artes da Fundação da Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza 2006.

Jarbas Oliveira, fotógrafo e jornalista. Tem suas imagens impressas nos maiores veículos de comunicação do País e distribuídas dentro e fora do Brasil pelas Agências Estado, Folha Imagem, Globo, Futura Press, Lance Press e agências internacionais como EFE, Reuters e Associated Press. Tem fotos publicadas em revistas como Veja, Época, Isto É, Contigo, Quem, Caras, Flash, Placar, Cláudia, Exame, Quatro Rodas Frota. No currículo conta ainda a atividade de professor de Fotojornalismo na Universidade Federal do Ceará (UFC). Expôs “América Latina: 500 anos de Conquista, Ocupação, Submissão” – Munique, Alemanha 1992; “Foto-Retrospectiva 2000” – São Paulo, 2000 e “Pedras que Cantam”, 2004. Participou dos livros “Memória do Caminho”, “Ceará Terra da Luz” e “Beberibe, Mar, Sertão e Gente”. Nos últimos anos vem se dedicando a trabalhos autorais.

Sheila Oliveira, fotógrafa e jornalista. Estudou fotografia em Paris, fez especialização em fotojornalismo em São Paulo (Escola Focus). Trabalhou na Agence France Presse - AFP (Paris) e no Jornal Folha de São Paulo

Legal saber.


Luzes


Foto: Mario

Vamos Participar.


As inscrições serão abertas em 25 de Novembro e encerradas em 22 de Fevereiro.

Os interessados podem obter mais detalhes e se inscrever on line pelo site www.avistarbrasil.com.br/concurso.
Tema: Aves brasileiras em liberdade.
Destaque: VOX POPULI
os fotógrafos, profissionais ou amadores que forem premiados dividirão uma premiação total de R$ 62 mil distribuídos em 3 categorias:
1) Melhor Foto (escolhida pela qualidade fotográfica),

2) Melhor Registro (considerando-se o interesse ornitológico, raridade e o momento da foto)

3) Primeiras Aves (fotógrafos iniciantes)

Além dos três primeiros premiados em cada categoria temos os seguintes prêmios a critério do juri:
até 8 menções honrosas por categoria
02 Prêmio Especiais do Juri
01 Prêmio Especial VOX POPULI escolhido pelo Juri entre as melhores fotos na opinião popular

Na moldura.


Foto: Tadeu Viana

Foto do Dia


Foto: Tadeu Viana

Para os fotógrafos.


PRÊMIO WEDDING BRASIL DE FOTOGRAFIA

A maior premiação mundial da fotografia de casamento
O Prêmio Wedding Brasil de Fotografia tem o propósito de revelar o talento dos fotógrafos sociais e, principalmente, fomentar a arte e o desenvolvimento da fotografia, valorizando inicialmente o universo do casamento. Nesta primeira edição, convidamos você, fotógrafo profissional e amador, a participar do Congresso Wedding Brasil 2010 e deste grande desafio: ser um dos ganhadores da maior premiação da fotografia de casamento já promovida no mundo.
O autor da melhor fotografia escolhida pelo corpo de jurados entre as categorias making-of, cerimônia e festa, receberá a título de 1º lugar, a premiação¹ de 10mil reais², e a fotografia vencedora na categoria júri popular³ receberá 2,5mil reais². Serão premiados ainda, do 2° ao 10° lugar:
Premiação
1º lugar R$ 10.000,00 (R$ 9.000,00 em dinheiro² e R$ 1.000,00 em produtos Editora Photos)
2º lugar R$ 6.000,00 (R$ 5.000,00 em dinheiro² e R$ 1.000,00 em produtos Editora Photos)
3º lugar R$ 3.000,00 (R$ 2.000,00 em dinheiro² e R$ 1.000,00 em produtos Editora Photos)
4° ao 10° lugar R$ 500,00 (em produtos Editora Photos)
Júri Popular R$ 2.500,00 (R$ 2.000,00² em dinheiro e R$ 500,00 em produtos Editora Photos)
Inove, emocione e saia do comum provocando tanto os jurados como o público em geral. Inspire-se, eternize os momentos do casamento com o seu próprio olhar e alcance o sucesso!

. O 1º lugar também terá seu trabalho divulgado em um editorial exclusivo na revista Photos & Imagens, e o 2º ao 10º lugar, terão seu trabalho divulgado em matéria sobre o concurso no Portal Photos. Os 10 (dez) finalistas, mais a foto selecionada pelo voto do júri popular, serão impressas em papel fine-art e percorreram o Brasil, em formato de exposição fotográfica.
2. Premiação bruta. Valor sujeito à tributação fiscal exclusiva na fonte.
3. Caso a fotografia mais votada no júri popular esteja entre as 10 (dez) finalistas na votação do júri oficial do concurso, prevalece a escolha do voto do júri oficial, e a foto ganhadora na categoria Júri Popular será a segunda mais votada pelo público e assim, consecutivamente, até que o autor não esteja entre os 10 finalistas.
4. Não há taxa de inscrição extra para o concurso, basta estar inscrito no congresso. Depois que o pagamento for confirmado, a organização enviará por e-mail as instruções para o envio das fotografias. Os inscritos apenas para os workshops não são aptos a participar do concurso.
5. Cada autor deverá inscrever-se com 03 (três) fotografias e poderá receber apenas uma premiação. Portanto, caso tenha mais de uma foto selecionada, as demais (menos votadas) serão desconsideradas.
6. O Prêmio Wedding Brasil de Fotografia não terá premiação especifica para cada categoria. As 10 (dez) finalistas serão escolhidas mediante a pontuação geral dada pelo júri oficial do concurso.
7. O prazo máximo para envio das fotos para o concurso é até as 15 horas do dia 25/03/2010.

Foto do Dia


No plano de fundo do nublog, vítimas do terremoto são vistas em acampamento de desabrigados que foi instalado em campo de golfe em Porto Príncipe, no Haiti. A imagem é de Jorge Silva, da Agência Reuters.

Na manhã desta quarta-feira (20/1), um novo tremor atingiu o Haiti. Segundo informações do Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA, o tremor foi de 6,1 graus na escala Richter, mas ainda não há informações de feridos e prejuízos causados pelo terremoto.
Ainda hoje, o Exército Brasileiro informou, por meio de nota oficial, que foi encontrado o corpo de mais um militar no Haiti. Foi localizado o corpo do major Márcio Guimarães Martins, que era dado como desaparecido desde o último dia 12 de janeiro, quando ocorreu o forte terremoto no país. Com isso chega a 20 o número de brasileiros mortos no local: 18 militares e dois civis.