sexta-feira, 29 de abril de 2011

Mp.Urgente.

É muito grave a situação na Ilha do Mosqueiro, que além de ser desassistida pelo transporte público vive há um ano o drama do fechamento do atendimento de urgência e emergência 24 horas, falta de médicos e remédios na unidade de Saúde da Família. E de lá vêm todos seaboletar no PSM de Belém, onde, por sua vez, os pacientes são entregues à própria sorte.

BR interrompida.

As fortes chuvas aumentaram o nível do igarapé que passa sob a BR-010 (Belém/Brasília). A tubulação não resistiu à correnteza e uma cratera com cerca de 14 metros de extensão seccionou a rodovia, no Km 317, município de São Miguel do Guamá - PA. Não há previsão para a liberação do trecho. Um percurso alternativo é via BR-316, passando por Capanema, Capitão Poço e Irituia, e então retornar à BR-010.
foto: o liberal.

Soldado da Borracha.


O pai do poster foi “soldado da borracha”, trabalhando como piloto de embarcação e contador de produção nas matas do médio Tocantins. Muitas histórias estão gravadas digitalmente, remoídas das memórias do extraordinário João Bogéa, sobre esse período duro de nossa brasilidade.
Ao ler a sinopse do filme “Soldados da Borracha”, dirigido pelo acreano Cesar Garcia Lima, é como se visse no set de filmagem o velho João representado.
A extração de látex do caucho produziu uma geração de brasileiros destemida, convocados a ultima hora para ajudar a civilização a combater os avanços de Hitler pelo mundo. No fundo, nenhum dos seringueiros sabia da existência dos horrores do nazismo, e que o suor de cada um derramado nas matas amazônicas tinha tanta importância quanto a luta dos pracinhas da FAB,  na Europa.
A borracha por eles produzida era exportada toda para os Estados Unidos, onde ali servia de matéria-prima à fabricação de pneus dos veículos usados na guerra.
Filmado nas cidades de Rio Branco, Xapuri e Plácido de Castro, o documentário retrata a vida de quatro ex-soldados da borracha de diferentes origens, todos moradores do Acre, que narram sua vida de luta por uma aposentadoria melhor.
A estréia da fita está anunciada para o 14º Cine Las Americas International Film Festival, em Austin, nos Estados Unidos. No Brasil, deverá percorrer salas comerciais a partir de junho.

Não deu pra eu ir.

Infelizmente não deu para ir assistir o casamento real britânico, compromissos assumidos antes impedem nossa ida.
Brincadeirinha, he he.