No dia 23 de Janeiro de 2010 um presente para os moradores de Fortaleza: lançamento de livros fotográficos na Saraiva Mega Store no Shopping Iguatemi.
Ter, 19 de Janeiro de 2010 22:31
Quatro amigos, quatro livros, quatro histórias diferentes para contar com um laço em comum: a fotografia. Os fotógrafos Celso Oliveira, Fernanda Oliveira, Sheila Oliveira e Jarbas Oliveira unem-se para presentear a cidade no começo do ano de 2010 com imagens do Nordeste, é um reflexo da cidade, da cultura e da fotografia.
Além de re-lançar os livros de cada autor, “Quem somos nós” de Celso, “Santa Terezinha: o morro de uma cidade” de Fernanda, “Carnaúba: a árvore que arranha” de Sheila e o “O Livro das Horas da Praça do Ferreira” de Jarbas Oliveira, queremos através do lançamento em livrarias e shopping centers conquistar um novo público, diz a produtora Local Foto. “Geralmente realizamos exposições e lançamentos de livros fotográficos em galerias de arte com um público muito restrito do meio artístico, queremos compartilhar essas imagens com o público de uma maneira geral, queremos mostrar a história do Nordeste, do Ceará, da cidade de Fortaleza por meio de imagens, e hoje como as pessoas freqüentam os shopping centers, nós vamos até o público numa segunda mostra, em busca de um novo espaço.”
“Quem Somos Nós” é um livro resultado de uma pesquisa extensa, em que Celso recolheu, nas décadas de 1980 e 90, personagens por todo o Nordeste brasileiro, “especialmente da classe desfavorecida financeiramente”, como define o próprio autor. Com textos do amigo Tiago Santana e do professor Gilmar de Carvalho o livro foi produzido juntamente com a Local Foto.
Santa Terezinha: o morro de uma cidade” é um livro que nos convida a conhecer os moradores do morro da cidade de Fortaleza de perto. Com uma pesquisa realizada ao longo de sete anos o propósito do trabalho foi identificar, a partir do olhar pessoal, a identidade de uma localidade cuja dinâmica histórico-social tratou de pluralizar. Para tanto, o primeiro passo para adentrar nesse vasto mundo foi transitar ruas e becos na companhia de lideranças locais. Com textos dos professores Silas de Paula e Paulo Boni, o livro foi editado pela Tempo D´imagem e produzido pela Local Foto.
“O Livro das Horas da Praça do Ferreira” foi uma produção em comemoração ao aniversário de Fortaleza e trás como tema uma das principais praças públicas da cidade localizada no centro. Com 144 páginas, o livro retrata personagens ilustrativos de uma excursão íntima, figuras anônimas popularmente conhecidas, como o poeta Mário Gomes, o lunático Nietzsche, o velho Valmir, o jornaleiro Paixão, o João Engraxate. Todos esses que fazem o dia-a-dia do centro nervoso da cidade, estão nas páginas do livro. Com textos de José Mapurunga e projeto editorial de Lumiar Comunicação e Consultoria.
“Carnaúba a árvore que arranha”. Foi diante da beleza das imagens e da vontade de lutar pelo desenvolvimento desta cultura e pela preservação dos carnaubais, que Sheila decidiu partir para a publicação do livro. Sendo uma árvore nativa da região, que tem distribuição da Bahia ao Maranhão, com uma concentração mais forte no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, a Carnaúba, que significa “a árvore que arranha”, na linguagem tupi, foi retratada neste livro desde o seu lento crescimento ao seu uso industrial. Com textos do professor Gilmar de Carvalho e Rodrigo de Castro, o livro foi produzido pela Tempo D´imagem.
Um pouco de cada autor
Celso Oliveira, fotógrafo profissional desde 1975, iniciou suas atividades no Rio de Janeiro como fotojornalista. Trabalhou na Agência Central de Fotojornalismo em São Paulo, mudou-se para Fortaleza em meados da década de 90, onde criou a editora e foto-arquivo Tempo D’Imagem (1994) que hoje é editora de livros de fotografia em parceria com Tiago Santana. Desenvolve trabalho pessoal de documentação fotográfica sobre as manifestações culturais e festas populares no Nordeste do Brasil. Atualmente reside em Fortaleza.
Fernanda Oliveira, jornalista e publicitária, é pós-graduada em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atualmente, é diretora do Instituto da Fotografia do Ceará - IFOTO e professora do Ensino Superior. Foi repórter fotográfica do jornal Diário do Nordeste. Já conquistou prêmios nacionais e regionais. Com o trabalho de fotografia
etnográfica Mulheres Líderes no Sertão Central do Ceará – que resultou em seu primeiro livro publicado – foi selecionada pelo Prêmio Novos Expositores, Casa de Cultura da América Latina/Universidade de Brasília Decanato de Extensão 2007, pelo Prêmio de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Ceará 2006 e pelo Foto Arte Brasília 2007. O ensaio Santa Terezinha: o morro de uma cidade é sua segunda publicação e foi selecionado pelo Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre e indicado para Fotografia Brasileira Contemporânea 2010. O trabalho também foi agraciado com o Prêmio de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Ceará 2007 e com o Edital das Artes da Fundação da Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza 2006.
Jarbas Oliveira, fotógrafo e jornalista. Tem suas imagens impressas nos maiores veículos de comunicação do País e distribuídas dentro e fora do Brasil pelas Agências Estado, Folha Imagem, Globo, Futura Press, Lance Press e agências internacionais como EFE, Reuters e Associated Press. Tem fotos publicadas em revistas como Veja, Época, Isto É, Contigo, Quem, Caras, Flash, Placar, Cláudia, Exame, Quatro Rodas Frota. No currículo conta ainda a atividade de professor de Fotojornalismo na Universidade Federal do Ceará (UFC). Expôs “América Latina: 500 anos de Conquista, Ocupação, Submissão” – Munique, Alemanha 1992; “Foto-Retrospectiva 2000” – São Paulo, 2000 e “Pedras que Cantam”, 2004. Participou dos livros “Memória do Caminho”, “Ceará Terra da Luz” e “Beberibe, Mar, Sertão e Gente”. Nos últimos anos vem se dedicando a trabalhos autorais.
Sheila Oliveira, fotógrafa e jornalista. Estudou fotografia em Paris, fez especialização em fotojornalismo em São Paulo (Escola Focus). Trabalhou na Agence France Presse - AFP (Paris) e no Jornal Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário