quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Noticias de Fotografias.



A VDA Eventos, Revista Êxito e Studio C Foto promovem a II Maratona Fotográfica de Videira, a acontecer na data de 31 de janeiro de 2010.


As inscrições deverão ser feitas no período de 20 de dezembro de 2009 a 26 de janeiro de 2010.

REGULAMENTO

Com o objetivo de revelar e incentivar fotógrafos à captura de uma perfeita imagem em um curto espaço de tempo, aperfeiçoando técnicas e visões sobre o mesmo assunto, a VDA Eventos, Revista Êxito e Studio C Foto promovem a II Maratona Fotográfica de Videira, a acontecer na data de 31 de janeiro de 2010.
Da Maratona
Artigo 01 - O início da II Maratona Fotográfica de Videira dar-se-á às 10h com encerramento às 17 horas, do dia 31 de janeiro de 2010.
Artigo 02 - Os maratonistas deverão estar presentes no Studio C, na Rua Saul Brandalise, 405 – Centro – Videira - Santa Catarina, com 30 minutos de antecedência, a fim de receber instruções gerais e camiseta de identificação.
Artigo 03 - O último prazo para recebimento do material fotográfico é às 17h.
Artigo 04 - Os maratonistas declaram-se cientes das penalidades legais advindas do mau uso das atividades da fotografia, como fotografar pessoas sem prévia autorização ou menor de idade.
Das Inscrições
Artigo 05 - Poderão participar da II Maratona Fotográfica de Videira todos os interessados, moradores ou não de Videira, mediante prévia inscrição.
Artigo 06 - As inscrições deverão ser feitas no período de 20 de dezembro de 2009 a 26 de janeiro de 2010 pelo site www.emvideira.com.br/maratona, no valor de R$ 30,00 (trinta reais).
Parágrafo 1º - O valor pago pela inscrição não será devolvido após a inscrição.
Parágrafo 2º - Os maratonistas menores de 14 anos deverão apresentar autorização dos pais ou responsáveis.
Artigo 07 - Não poderão participar da II Maratona Fotográfica de Videira funcionários da VDA Eventos, Revista Êxito e Studio C, diretamente envolvidos no evento.
Das Categorias
Artigo 08 - A II Maratona Fotográfica de Videira será dividida em duas categorias:
1ª categoria: Máquina Fotográfica Digital (colorida)
2ª categoria: Máquina Fotográfica Digital (P&B).
Parágrafo 1º – Cada inscrito poderá participar nas 02 (duas) categorias, mediante pagamento de 02 (duas) inscrições.
Parágrafo 2º – As fotografias serão produzidas em uma única linguagem: digital.
Dos Temas
Artigo 09 - Os maratonistas fotografarão 06 (seis) temas escolhidos pela Comissão Organizadora, que serão distribuídos, de hora em hora, no Studio C: Rua Saul Brandalise, 405 – Centro-Videira-SC.
Parágrafo 1º - Os inscritos nas categorias Máquina Fotográfica Digital Colorida e Máquina Fotográfica Digital (P&B) deverão entregar somente uma foto do referido tema, pré-selecionada pelo maratonista, de hora em hora, no Studio C.
Artigo 10 - As fotos deverão ser atuais, capturadas durante o período da maratona. Fotos que não estiverem dentro dos horários pré estabelecidos da II Maratona Fotográfica de Videira serão desconsideradas.
Artigo 11 - As fotos não poderão ter qualquer tipo de ajuste, corte ou correção.
Artigo 12 - Os temas serão distribuídos nos seguintes horários:
1º tema: 10h
2º tema: 11h
3º tema: 13h
4º tema: 14h
5º tema: 15h
6º tema: 16h, sendo que a entrega do material não poderá ultrapassar às 17h.
Da Premiação
rtigo 13 - Será premiado na II Maratona Fotográfica de Videira: o Melhor Conjunto de Obra de cada categoria, a Melhor Ideia, uma foto por votação popular via internet www.emvideira.com.br/maratona e as duas melhores fotos independente da categoria.
Parágrafo Único – Fica determinada a seguinte premiação:
*Prêmio melhor conjunto de obra categoria Máquina Fotográfica Digital (colorida) - Exposição individual + Assinaturas anuais da Revista Photo Magazine + Camiseta Ganhador
*Prêmio melhor conjunto de obra categoria Máquina Fotográfica Digital (P&B) - Exposição individual + Assinaturas anuais da Revista Photo Magazine + Camiseta Ganhador
*Prêmio melhor idéia – Uma diária em hotel da região + Assinaturas anuais da Photo Magazine + Camiseta Ganhador
*Melhor fotografia por voto popular - Assinaturas anuais da Revista Photo Magazine + Camiseta Ganhador
*Melhor fotografia:
1º lugar – Aula de fotografia no Studio C Foto + acompanhamento em sessão fotográfica + Livro Fotográfico fotógrafo Fabio Colombini + Assinaturas anuais da Revista Photo Magazine + Camiseta Ganhador

2º lugar – Aula de fotografia no Studio C Foto + acompanhamento em sessão fotográfica + Livro Fotográfico fotógrafo Fabio Colombini +Assinaturas anuais da Revista Photo Magazine + Camiseta Ganhador

Artigo 14 - A entrega da premiação será no dia 22 de fevereiro de 2010, por ocasião da Abertura da Exposição das Fotos.
Artigo 15 - Caso o maratonista não consiga entregar as fotografias na ordem determinada ou deixar de fotografar algum tema, não concorrerá ao prêmio Melhor Conjunto da Obra. Os prêmios de melhor fotografia não serão cumulativos.

Artigo 16 - As fotografias premiadas serão de propriedade da VDA Eventos e Revista Êxito, que terá sobre eles plenos direitos de utilização.
Artigo 17 - As fotos não premiadas poderão ser resgatados na Secretaria da Revista Êxito até 30 (trinta) dias após a divulgação dos trabalhos selecionados. Após esse prazo, as fotos passarão a fazer parte do acervo da VDA Eventos e Revista Êxito. Fica, no entanto, proibido o seu uso comercial; sendo permitido somente para divulgação da obra em currículo, indicando o evento.
Do Voto Popular
Artigo 18 – A Votação popular será responsável pela escolha do ganhador da categoria Voto Popular, sendo escolhida uma fotografia ganhadora dentre todas as inscritas.
Artigo 19 – O inicio da votação se dará após 5 dias da realização do evento e finalizará 15 dias após o inicio da mesma.
Da Exposição das Fotos
Artigo 20 – Todas as fotos capturadas no evento farão parte da exposição, sendo separadas por fotógrafo.
Artigo 21 – A exposição fotográfica terá início na Cerimônia de Premiação, dia 22 de fevereiro de 2010, e se dará até 10 dias após a mesma, encerrando dia 05 de março de 2010.
Da Comissão Julgadora
Artigo 22 - A Comissão Julgadora será formada por 01 (um) profissional da área fotográfica, 01 (um) profissional ligado à imprensa, 01 (um) profissional ligado à Cultura, 01 (um) artista plástico e 01 (um) popular, que serão convidados pela Comissão Organizadora.

Artigo 23 - A Comissão Julgadora levará em conta em seu julgamento: criatividade, coerência com o tema proposto e originalidade.
Artigo 24 - Os maratonistas não poderão recorrer das decisões tomadas pela Comissão Julgadora.
Da Comissão Organizadora
Artigo 25 - Os casos omissos a este regulamento serão julgados pela Comissão Organizadora.
Artigo 26 – A Comissão Organizadora não se responsabilizará por qualquer dano ocorrido com os participantes e seus equipamentos durante o evento, ou por danos causados a terceiros em função da participação na Maratona Fotográfica de Videira.
Artigo 27 - Fica assegurado à Comissão Julgadora o direito de não atribuir prêmios como consequência da falta de qualidade dos trabalhos inscritos, bem como, atribuir menções honrosas.
Artigo 28 - A organização do evento poderá alterar, por motivo de força maior, algumas normas deste regulamento desde que, comprovadamente, empenhe-se em divulgar o mais amplamente possível as eventuais modificações.
Artigo 29 - A data da II Maratona Fotográfica de Videira poderá ser transferida em caso de impossibilidade de ser realizada por condições climáticas desfavoráveis. Neste caso, a Comissão Organizadora se compromete a fazer a divulgação de nova data.
Artigo 30 - A participação na II Maratona Fotográfica de Videira exige como pré-requisito a plena aceitação deste regulamento.
Comissão Organizadora
Revista Êxito
VDA Eventos
Studio C Foto

Para atualização


Pra comprar e ler.





Título: Os Tempos da Fotografia – O Efêmero e o Perpétuo

Autor: Boris Kossoy

ISBN: 978-85-7480-336-4

Resumo: Este livro complementa a trilogia teórica de Boris Kossy, iniciada com Fotografia & História e Realidades e Ficções na Trama Fotográfica, títuloes esses desta mesma editora. A desmontagem da informação é a meta a que o autor se propõe nos livros que compõem a sua trilogia. Retomando questões abordadas nos livros anteriores como a reconstituição do processo que deu origem ao documento fotográfico, com o objetivo de determinar a "ocorrência do fato e a gênese do documento". O efêmero e o perpétuo estão na base de suas reflexões sobre imagem e memória. Um constante exercício de rebatimento entre a representação e o fato, o aparente e o oculto, o documento e a memória. Reflexões instigantes que vêm, certamente, contribuir para o debate sobre a fotografia.

Medidas: 13 x 20 cm

Páginas: 176

Edição: 1ª

Ano: 2007

Assunto: Fotografia

Encadernação: Brochura

Este é bom lê.


O novo livro do fotógrafo Pedro Martinelle.

È bom pra lê.



A edição é uma parceria da Cosac Naify com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o Museu da Cidade e o Departamento do Patrimônio Histórico.



Vá tomar Banho.


PSOL vai só a 2010, Heloísa lamenta


A presidente nacional do PSOL, Heloísa Helena, lamentou hoje a decisão da direção partidária de interromper as negociações para apoiar a candidata do PV à Presidência da República, senadora Marina Silva. Ex-senadora e hoje vereadora em Maceió, Heloísa disse que continua a torcer pela eleição de Marina e que está à disposição da candidata para contribuir na elaboração do programa de governo. Ontem, a maioria do PSOL optou pelo lançamento de candidatura própria ao Palácio do Planalto.
Heloísa defendia apoio formal a Marina, mas sem participar das alianças, por causa da opção do PV de se unir, em alguns Estados, a partidos como o PSDB. “Quero deixar claro que todo respeito, admiração e amizade que tenho por Marina estão preservados. Ele é competente, honesta, sensível e absolutamente preparada. Torço muito para que seja eleita”, disse Heloísa. “Onde Marina entender que eu posso ajudar, com minha experiência, na construção do programa, vou contribuir, especialmente em segurança pública, saúde e educação”, ofereceu a ex-senadora.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Hoje é Sexta feira


Peque seu carro e bom passeio.

PSOL rompe com o PV e lançará candidato próprio

Aliança com Marina Silva foi desfeita após flerte de Gabeira com PSDB no Rio
A Executiva Nacional do PSOL decidiu nesta quinta-feira (21) que o partido lançará candidatura própria à Presidência da República e não apoiará mais a pré-candidata do PV, a senadora Marina Silva. Segundo o secretário-geral do PSOL, Afrânio Boppré, o motivo da ruptura é a aliança entre o PV e o PSDB no Rio de Janeiro.
Boppré disse que o partido tem três pré-candidatos à Presidência. O deputado Babá, o ex-deputado Plínio Arruda Sampaio e o diretor do PSOL em Goiás, Martiniano Cavalcante. A pré-candidatura de Cavalcante foi defendida pela presidente nacional do PSOL, Heloisa Helena, cotada para disputar o Senado.
O secretário também afirmou que o partido não quer a aproximação com nenhum dos candidatos “conservadores” que já estão na pré-disputa pela Presidência, citando José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT).
A ruptura entre o PSOL e o PV começou depois que o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) afirmou que poderia disputar o governo do Rio em uma coligação com o PSDB.

Noticia R7


Deslizamento de terra provoca 70% das

mortes pela chuva no Estado de São Paulo
Dos 41 mortos soterrados, 36 estavam dentro de suas casas quando foram atingidos

Foto por Caio Arruda/Diário do Grande ABC/Agência Estado
Veja imagens dos alagamentosBarraco onde morava homem de 47 foi atingido e ele morreu na última quinta-feira em Santo André, no ABC paulista
as chuvas que atingiram diversas regiões da cidade de São Paulo desde o dia 1º de dezembro de 2009 até as 7h desta sexta-feira (22) mataram 59 pessoas, sendo nove apenas na última quinta-feira (21).

Cálculo feito pelo R7 a partir da relação das mortes fornecida pela Defesa Civil Estadual aponta o deslizamento de terra como o principal motivo das mortes no Estado de São Paulo. Das 59 pessoas que perderam suas vidas, 41 foram atingidas por deslizamento de terra.
Dessas 41, 36 estavam dentro de suas casas – algumas enquanto dormiam - quando foram surpreendidas pela terra e não tiveram sequer condições de fugir. O segundo motivo mais recorrente está relacionado ao afogamento (11 das 59). Em pelo menos dois casos as pessoas estavam dentro de seus carros quando foram arrastadas pelas enxurradas e não conseguiram escapar. As descargas elétricas foram responsáveis por cinco mortes e outras duas pessoas foram atingidas por deslizamentos de barrancos em estradas.
O boletim emitido nesta sexta-feira pela Defesa Civil Estadual mostra 26 cidades em situação de emergência, duas a mais em relação ao levantamento anterior, divulgado na última quinta-feira (21). São elas: Atibaia, Bofete, Bom Jesus dos Pedões, Caieiras, Caiuá, Capivari, Chavantes, Franco da Rocha, Getulina, Guararema, Inúbia Paulista, Lucélia, Lourdes, Manduri, Mineiros do Tietê, Mirassol, Osasco, Oscar Bressane, Pardinho, Pracinha, Presidente Venceslau, São José do Rio Preto, São Lourenço da Serra, Santo André, Santo Antônio do Pinhal e Sumaré.
Desde o início da chamada Operação Verão – período em que o policiamento é reforçado e as defesas civis ficam de prontidão para eventuais transtornos - cerca de 25.700 pessoas foram obrigadas a sair de suas casas devido às chuvas. Desse total, 3.750 permanecem desabrigadas nesta sexta-feira – precisaram ir para abrigos – e outros 17.3700 mil permanecem desalojadas e precisam contar com auxílio de vizinhos, amigos ou familiares até que suas casas tenham condições de serem novamente habitadas. Os temporais, ainda segundo o balanço, já atingiram 124 cidades – 19% do total de 645 municípios paulistas.
Deslizamentos - O Corpo de Bombeiros registrou duas ocorrências de deslizamentos de terra na manhã desta sexta-feira em São Paulo. Um deles ocorreu no Grajaú, zona sul, mesmo bairro onde morreram três pessoas soterradas na madrugada de quinta-feira (21).
Os bombeiros informaram que duas pessoas ficaram feridas nesse incidente ocorrido na rua Gino Monaldi, entre elas uma mulher grávida. As duas feridas foram socorridas por policiais militares e levadas para hospitais da região.
A Defesa Civil havia interditado 30 casas na região na quinta-feira, mas por causa desse novo deslizamento uma nova avaliação será feita nos imóveis do Grajaú. A assessoria do órgão informou que houve ainda três pedidos de vistorias de casas que apresentaram rachaduras, mas não foi constatado risco.

Manifestantes .


Na Fernanado Guilhon
Foto:Rozinaldo Garcia

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Noticias R7


Novo terremoto derruba prédios e

causa pânico entre a população do Haiti
Tremor teve 6,1 graus na escala Richter e foi o mais forte desde a semana passada
O Instituto de Geologia dos Estados Unidos registrou às 06h03 (9h03 em Brasília) um terremoto de 6,1 graus na escala Richter.
O tremor ocorreu a 9,9 km de profundidade e seu epicentro está a 60 km de Porto Príncipe, mais exatamente ao oeste da capital em uma região já no mar, próxima das localidades de Petite Guide e Petit Goave.
O novo abalo é o mais forte desde que um terremoto de sete graus na escala Richter arrasou no último dia 12 a capital do país e outras cidades da região.
Na capital, primeiro foi sentida uma leve vibração seguida por um forte tremor. Não há notícias de vítimas ou danos até o momento.
Jornalistas em Porto Príncipe não constataram novos danos ou vítimas, mas ouviram os sons característicos do desabamento de alguns prédios que ainda estavam parcialmente de pé.
Na vizinha cidade de Pétionville, o tremor foi sentido durante dez segundos.
O abalo também foi sentido em algumas províncias da República Dominicana, como Santiago, Bonao, San Juan de la Maguana, Mao, e Nagua, informa o jornal dominicano El Nacional.
Apesar de rápido, o novo tremor causou certo pânico entre a população já traumatizada pelo terremoto da semana passada.
Numa praça transformada em dormitório público, uma mulher usou um megafone para rezar e orientar os haitianos desorientados.
Em Pétionville, leste da capital, diante do Hotel Kinam, a multidão começou a repetir:
- É o fim do mundo! É o fim do mundo!
Após o terremoto que provocou a morte de ao menos 75 mil pessoas, mas cujo saldo pode chegar a 200 mil, o Haiti sofreu um abalo que assustou a população no último sábado (16) de 4,5 graus na escala Richter.
O terremoto de sete graus destruiu construções como o Palácio Nacional, a sede da Presidência do país, além de cerca de 50% das edificações da capital Porto Príncipe. Em Leogane, 90% dos imóveis foram destruídos pelo terremoto.
Uma alerta de tsunami em decorrência do terremoto de hoje ainda não foi emitido.
A tragédia no Haiti se tornou a maior das Américas. A ONU (Organização das Nações Unidas) vai realizar na próxima segunda-feira (25) uma reunião preliminar sobre os trabalhos de reconstrução do país. Uma conferência deve acontecer em abril sobre a situação haitiana.
O país é o mais pobre das Américas e desde 2004 conta com a ajuda da Minustah, missão de paz da ONU, para pacificar a região.

Notícias de fotografias


No dia 23 de Janeiro de 2010 um presente para os moradores de Fortaleza: lançamento de livros fotográficos na Saraiva Mega Store no Shopping Iguatemi.

Ter, 19 de Janeiro de 2010 22:31
Quatro amigos, quatro livros, quatro histórias diferentes para contar com um laço em comum: a fotografia. Os fotógrafos Celso Oliveira, Fernanda Oliveira, Sheila Oliveira e Jarbas Oliveira unem-se para presentear a cidade no começo do ano de 2010 com imagens do Nordeste, é um reflexo da cidade, da cultura e da fotografia.

Além de re-lançar os livros de cada autor, “Quem somos nós” de Celso, “Santa Terezinha: o morro de uma cidade” de Fernanda, “Carnaúba: a árvore que arranha” de Sheila e o “O Livro das Horas da Praça do Ferreira” de Jarbas Oliveira, queremos através do lançamento em livrarias e shopping centers conquistar um novo público, diz a produtora Local Foto. “Geralmente realizamos exposições e lançamentos de livros fotográficos em galerias de arte com um público muito restrito do meio artístico, queremos compartilhar essas imagens com o público de uma maneira geral, queremos mostrar a história do Nordeste, do Ceará, da cidade de Fortaleza por meio de imagens, e hoje como as pessoas freqüentam os shopping centers, nós vamos até o público numa segunda mostra, em busca de um novo espaço.”
“Quem Somos Nós” é um livro resultado de uma pesquisa extensa, em que Celso recolheu, nas décadas de 1980 e 90, personagens por todo o Nordeste brasileiro, “especialmente da classe desfavorecida financeiramente”, como define o próprio autor. Com textos do amigo Tiago Santana e do professor Gilmar de Carvalho o livro foi produzido juntamente com a Local Foto.
Santa Terezinha: o morro de uma cidade” é um livro que nos convida a conhecer os moradores do morro da cidade de Fortaleza de perto. Com uma pesquisa realizada ao longo de sete anos o propósito do trabalho foi identificar, a partir do olhar pessoal, a identidade de uma localidade cuja dinâmica histórico-social tratou de pluralizar. Para tanto, o primeiro passo para adentrar nesse vasto mundo foi transitar ruas e becos na companhia de lideranças locais. Com textos dos professores Silas de Paula e Paulo Boni, o livro foi editado pela Tempo D´imagem e produzido pela Local Foto.

“O Livro das Horas da Praça do Ferreira” foi uma produção em comemoração ao aniversário de Fortaleza e trás como tema uma das principais praças públicas da cidade localizada no centro. Com 144 páginas, o livro retrata personagens ilustrativos de uma excursão íntima, figuras anônimas popularmente conhecidas, como o poeta Mário Gomes, o lunático Nietzsche, o velho Valmir, o jornaleiro Paixão, o João Engraxate. Todos esses que fazem o dia-a-dia do centro nervoso da cidade, estão nas páginas do livro. Com textos de José Mapurunga e projeto editorial de Lumiar Comunicação e Consultoria.
“Carnaúba a árvore que arranha”. Foi diante da beleza das imagens e da vontade de lutar pelo desenvolvimento desta cultura e pela preservação dos carnaubais, que Sheila decidiu partir para a publicação do livro. Sendo uma árvore nativa da região, que tem distribuição da Bahia ao Maranhão, com uma concentração mais forte no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, a Carnaúba, que significa “a árvore que arranha”, na linguagem tupi, foi retratada neste livro desde o seu lento crescimento ao seu uso industrial. Com textos do professor Gilmar de Carvalho e Rodrigo de Castro, o livro foi produzido pela Tempo D´imagem.

Um pouco de cada autor
Celso Oliveira, fotógrafo profissional desde 1975, iniciou suas atividades no Rio de Janeiro como fotojornalista. Trabalhou na Agência Central de Fotojornalismo em São Paulo, mudou-se para Fortaleza em meados da década de 90, onde criou a editora e foto-arquivo Tempo D’Imagem (1994) que hoje é editora de livros de fotografia em parceria com Tiago Santana. Desenvolve trabalho pessoal de documentação fotográfica sobre as manifestações culturais e festas populares no Nordeste do Brasil. Atualmente reside em Fortaleza.
Fernanda Oliveira, jornalista e publicitária, é pós-graduada em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atualmente, é diretora do Instituto da Fotografia do Ceará - IFOTO e professora do Ensino Superior. Foi repórter fotográfica do jornal Diário do Nordeste. Já conquistou prêmios nacionais e regionais. Com o trabalho de fotografia
etnográfica Mulheres Líderes no Sertão Central do Ceará – que resultou em seu primeiro livro publicado – foi selecionada pelo Prêmio Novos Expositores, Casa de Cultura da América Latina/Universidade de Brasília Decanato de Extensão 2007, pelo Prêmio de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Ceará 2006 e pelo Foto Arte Brasília 2007. O ensaio Santa Terezinha: o morro de uma cidade é sua segunda publicação e foi selecionado pelo Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre e indicado para Fotografia Brasileira Contemporânea 2010. O trabalho também foi agraciado com o Prêmio de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Ceará 2007 e com o Edital das Artes da Fundação da Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza 2006.

Jarbas Oliveira, fotógrafo e jornalista. Tem suas imagens impressas nos maiores veículos de comunicação do País e distribuídas dentro e fora do Brasil pelas Agências Estado, Folha Imagem, Globo, Futura Press, Lance Press e agências internacionais como EFE, Reuters e Associated Press. Tem fotos publicadas em revistas como Veja, Época, Isto É, Contigo, Quem, Caras, Flash, Placar, Cláudia, Exame, Quatro Rodas Frota. No currículo conta ainda a atividade de professor de Fotojornalismo na Universidade Federal do Ceará (UFC). Expôs “América Latina: 500 anos de Conquista, Ocupação, Submissão” – Munique, Alemanha 1992; “Foto-Retrospectiva 2000” – São Paulo, 2000 e “Pedras que Cantam”, 2004. Participou dos livros “Memória do Caminho”, “Ceará Terra da Luz” e “Beberibe, Mar, Sertão e Gente”. Nos últimos anos vem se dedicando a trabalhos autorais.

Sheila Oliveira, fotógrafa e jornalista. Estudou fotografia em Paris, fez especialização em fotojornalismo em São Paulo (Escola Focus). Trabalhou na Agence France Presse - AFP (Paris) e no Jornal Folha de São Paulo

Legal saber.


Luzes


Foto: Mario

Vamos Participar.


As inscrições serão abertas em 25 de Novembro e encerradas em 22 de Fevereiro.

Os interessados podem obter mais detalhes e se inscrever on line pelo site www.avistarbrasil.com.br/concurso.
Tema: Aves brasileiras em liberdade.
Destaque: VOX POPULI
os fotógrafos, profissionais ou amadores que forem premiados dividirão uma premiação total de R$ 62 mil distribuídos em 3 categorias:
1) Melhor Foto (escolhida pela qualidade fotográfica),

2) Melhor Registro (considerando-se o interesse ornitológico, raridade e o momento da foto)

3) Primeiras Aves (fotógrafos iniciantes)

Além dos três primeiros premiados em cada categoria temos os seguintes prêmios a critério do juri:
até 8 menções honrosas por categoria
02 Prêmio Especiais do Juri
01 Prêmio Especial VOX POPULI escolhido pelo Juri entre as melhores fotos na opinião popular

Na moldura.


Foto: Tadeu Viana

Foto do Dia


Foto: Tadeu Viana

Para os fotógrafos.


PRÊMIO WEDDING BRASIL DE FOTOGRAFIA

A maior premiação mundial da fotografia de casamento
O Prêmio Wedding Brasil de Fotografia tem o propósito de revelar o talento dos fotógrafos sociais e, principalmente, fomentar a arte e o desenvolvimento da fotografia, valorizando inicialmente o universo do casamento. Nesta primeira edição, convidamos você, fotógrafo profissional e amador, a participar do Congresso Wedding Brasil 2010 e deste grande desafio: ser um dos ganhadores da maior premiação da fotografia de casamento já promovida no mundo.
O autor da melhor fotografia escolhida pelo corpo de jurados entre as categorias making-of, cerimônia e festa, receberá a título de 1º lugar, a premiação¹ de 10mil reais², e a fotografia vencedora na categoria júri popular³ receberá 2,5mil reais². Serão premiados ainda, do 2° ao 10° lugar:
Premiação
1º lugar R$ 10.000,00 (R$ 9.000,00 em dinheiro² e R$ 1.000,00 em produtos Editora Photos)
2º lugar R$ 6.000,00 (R$ 5.000,00 em dinheiro² e R$ 1.000,00 em produtos Editora Photos)
3º lugar R$ 3.000,00 (R$ 2.000,00 em dinheiro² e R$ 1.000,00 em produtos Editora Photos)
4° ao 10° lugar R$ 500,00 (em produtos Editora Photos)
Júri Popular R$ 2.500,00 (R$ 2.000,00² em dinheiro e R$ 500,00 em produtos Editora Photos)
Inove, emocione e saia do comum provocando tanto os jurados como o público em geral. Inspire-se, eternize os momentos do casamento com o seu próprio olhar e alcance o sucesso!

. O 1º lugar também terá seu trabalho divulgado em um editorial exclusivo na revista Photos & Imagens, e o 2º ao 10º lugar, terão seu trabalho divulgado em matéria sobre o concurso no Portal Photos. Os 10 (dez) finalistas, mais a foto selecionada pelo voto do júri popular, serão impressas em papel fine-art e percorreram o Brasil, em formato de exposição fotográfica.
2. Premiação bruta. Valor sujeito à tributação fiscal exclusiva na fonte.
3. Caso a fotografia mais votada no júri popular esteja entre as 10 (dez) finalistas na votação do júri oficial do concurso, prevalece a escolha do voto do júri oficial, e a foto ganhadora na categoria Júri Popular será a segunda mais votada pelo público e assim, consecutivamente, até que o autor não esteja entre os 10 finalistas.
4. Não há taxa de inscrição extra para o concurso, basta estar inscrito no congresso. Depois que o pagamento for confirmado, a organização enviará por e-mail as instruções para o envio das fotografias. Os inscritos apenas para os workshops não são aptos a participar do concurso.
5. Cada autor deverá inscrever-se com 03 (três) fotografias e poderá receber apenas uma premiação. Portanto, caso tenha mais de uma foto selecionada, as demais (menos votadas) serão desconsideradas.
6. O Prêmio Wedding Brasil de Fotografia não terá premiação especifica para cada categoria. As 10 (dez) finalistas serão escolhidas mediante a pontuação geral dada pelo júri oficial do concurso.
7. O prazo máximo para envio das fotos para o concurso é até as 15 horas do dia 25/03/2010.

Foto do Dia


No plano de fundo do nublog, vítimas do terremoto são vistas em acampamento de desabrigados que foi instalado em campo de golfe em Porto Príncipe, no Haiti. A imagem é de Jorge Silva, da Agência Reuters.

Na manhã desta quarta-feira (20/1), um novo tremor atingiu o Haiti. Segundo informações do Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA, o tremor foi de 6,1 graus na escala Richter, mas ainda não há informações de feridos e prejuízos causados pelo terremoto.
Ainda hoje, o Exército Brasileiro informou, por meio de nota oficial, que foi encontrado o corpo de mais um militar no Haiti. Foi localizado o corpo do major Márcio Guimarães Martins, que era dado como desaparecido desde o último dia 12 de janeiro, quando ocorreu o forte terremoto no país. Com isso chega a 20 o número de brasileiros mortos no local: 18 militares e dois civis.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Noticia da Bahia.


Oxalá, Orisanlá ou Obatalá, O grande Orixá ou O Rei do Pano Branco, ocupa uma posição única e inconteste do mais importante orixá e o mais elevado dos deuses iorubás. Foi o primeiro a ser criado por Olodumaré, o deus supremo.

No Novo Mundo, na Bahia particularmente, Oxalá é considerado o maior dos orixás, o mais venerável e o mais venerado. Seus adeptos usam colares de contas brancas e vestem-se, geralmente, de branco. Sexta-feira é o dia consagrado a ele. Esse hábito de se vestir de branco na sexta-feira estende-se a todas as pessoas filiadas ao candomblé, mesmo aquelas consagradas a outros orixás, tal é o prestígio de Oxalá.
É sincretizado na Bahia com a Senhor do Bonfim, sem outra razão aparente senão a de ter ele, nesta cidade, um enorme prestígio e inspirar fervorosa devoção aos habitantes de todas as categorias sociais.
Diz-se na Bahia que existem dezesseis Oxalás. Os mais conhecidos são Oxalufã, o Oxalá velho e sábio, e Oxaguian (foto), o jovem guerreiro.
O arquétipo de personalidade dos devotos de Oxalá é aquele das pessoas calmas e dignas de confiança; das pessoas respeitáveis e reservadas, dotadas de força de vontade inquebrantável que nada pode influenciar”.

Homenagem


Homenagem

                                                                                                                                                                                   



Fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, Zilda Arns, médica pediatra e sanitarista morreu ontem (12), no terremoto que atingiu o Haiti.


indicada ao Prêmio Nobel da Paz, por três vezes Zilda lutava para salvar crianças pobres da mortalidade infantil, desnutrição e da violência. E no último final de semana, viajou para o Haiti para participar de um encontro missionário e para levar a metodologia de atendimento da Pastoral da Criança no combate à desnutrição.


Zilda era irmã do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo e tia senador Flávio Arns (PSDB-PR).

Na tragédia também morreram quatro militares brasileiros que integravam a força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil vai enviar cerca de US$ 10 milhões e 14 toneladas de alimentos ao Haiti e disponibilizou oito aviões para ajudar as vítimas do terremoto.



NOTICIA DO R7

Sobe para 11 o número de militares brasileiros mortos no Haiti


Ministro da Defesa, Nelson Jobim, embarcou nesta quarta-feira rumo o país

Do R7Texto: As Forças Armadas do Brasil divulgaram no início desta tarde que o número de militares brasileiros mortos em conseqüência do terremoto que atingiu o Haiti nesta terça-feira (12) subiu para 11, incluindo o coronel Emilio Carlos Torres dos Santos, do gabinete do Comandante do Exército, com sede em Brasília.
Além disso, o número de feridos também aumentou. Agora são sete militares brasileiros feridos. E são sete desaparecidos.

O Brasil também perdeu Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, que estava no Haiti para ministrar uma palestra.


O Comando do Exército divulgou o nome dos militares brasileiros mortos. Apenas do 5º Batalhão de Infantaria Leve, de Lorena, foram sete militares: primeiro-tenente Bruno Ribeiro Mário, segundo-sargento Davi Ramos de Lima, segundo-sargento Leonardo de Castro Carvalho, cabo Douglas Pedroti Neckel, cabo Washington Luis de Souza, cabo Washington Luis de Souza Seraphin, soldado Tiago Anaya Detimermani e soldado Antonio José Anacleto.



Dois militares, o cabo Ari Dirceu Fernandes Júnio e o soldado Kleber da Silva Santos, eram do 2º Batalhão de Infantaria Leve, de Santos. O subtenente Raniel Batista de Camargos, do 37º Batalhão de Infantaria, que está em Lins, também morreu devido a desabamento provocado pelo terremoto.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Transplante de medula óssea coberto por planos médicos





A partir do dia 1º de junho, quem precisar de transplante de medula óssea, terá os custos cobertos pelos planos de saúde de todo o País, conforme reportagem Ricardo Westin, publicada na edição desta segunda-feira da Folha.


Por determinação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o transplante, que chega a custar R$ 80 mil, é um dos cerca de 70 procedimentos que entrarão no pacote mínimo que as operadoras são obrigadas a oferecer a seus clientes.


A boa notícia é que com a atualização, cerca de 43,7 milhões de pessoas com plano médico serão beneficiadas.

Será que pega.

Celular movido a refrigerante?





Isso mesmo! Criação de um designer chinês, Daizi Zheng, o celular movido a refrigerante utiliza bateria que contém enzimas geradoras de eletricidade a partir de carboidratos. Basta colocar um pouco de refrigerante para o telefone funcionar. E a duração é de três a quatro vezes mais do que a bateria de lítio convencional. Isso que é criatividade!

Noticias da Bahia.





Está chegando o dia da festa de largo mais famosa e esperada da Bahia: a Lavagem do Bonfim, que acontece quinta-feira (14/1). Em meio à crise da Segurança Pública, o governo da Bahia se dobra para garantir que baianos e turistas possam participar da procissão e de toda a lavagem com tranquilidade: serão 2.300 policiais espalhados por todo o percurso.

O reforço não vai ser pouca coisa: entre as unidades da Polícia Militar que atuarão no evento estão o Batalhão de Apoio Operacional, o Batalhão de Polícia de Choque, o Batalhão de Guardas, a Rondas Especiais (Rondesp), as Companhias Independentes, Companhia de Polícia de Proteção Ambiental e o esquadrão de Polícia Montada.

Mesmo com toda a estrutura montada pela PM, é bom lembrar ao fiéis de primeira viagem que não devem levar cartões de crédito, joias, bolsas e objetos de valor. Pode não ser infalível, mas é sempre uma boa pedida a tática de guardar o dinheiro no tênis!

A casa


A casa no inetrior
Foto: Rg

No Caminho


 Ao desembacar no Interior.
Foto: Rg

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

NOTICIA DO R7

Veja mais imagens da tragédiaBombeiros afirmam que ainda há desaparecidos no morro da Carioca, em Angra dos Reis

Equipes do Corpo de Bombeiros localizaram mais uma vítima soterrada no morro da Carioca, em Angra dos Reis, no início da tarde desta segunda-feira (4). Com isso, sobe para 50 o número de mortos localizados em Angra dos Reis e Ilha Grande em decorrência dos soterramentos causados pelas chuvas que atingem a região desde o último dia 30 de dezembro. A vítima é um adolescente, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Angra, Jerre Andrade. Pela manhã o corpo de uma garota havia sido encontrado no morro.

As vítimas localizadas serão encaminhadas ao IML (Instituto Médico Legal) para a identificação. De acordo com as equipes, ainda há desaparecidos no morro da Carioca. Os bombeiros continuam trabalhando para a localização e contam com a ajuda de cães farejadores.
Confira o quarto dia de buscas por vítimas em Angra
Em Ilha Grande um deslizamento de terra atingiu a praia do Bananal e destruiu parte da pousada Sankay e várias casas em seu entorno na primeira madrugada do ano, por volta das 4h30. O decreto de calamidade pública, que foi divulgado no mesmo dia da tragédia, entrou em vigor nesta segunda-feira.

Mias equipes procuram ainda por quatro mulheres (duas moradoras locais e duas turistas) que continuam desaparecidas. Não há previsão de término das buscas e técnicos da Defesa Civil têm avaliado o solo do morro para estudar a retirada de mais famílias da área de risco. A secretaria municipal de educação ofereceu as escolas para abrigar os moradores.