sexta-feira, 30 de setembro de 2016
terça-feira, 20 de setembro de 2016
Café Fotográfico com Éder Oliveira sobre “Retrato e Identidade”
A Fotoativa e o Sesc Boulevard convidam a todos para a próxima edição do Café Fotográfico que recebe o artista visual Éder Oliveira. O bate-papo intitulado “Retrato e Identidade” acontece na próxima quarta, 28 setembro, às 19h, no casarão sede da Fotoativa.
Segundo Éder
A fala se dará em torno do processo
de criação e como ele se constrói ao longo do trabalho. Abordará sobre a
escolha da fotografia/retrato como um ponto de partida para representar
a identidade de um indivíduo, mas também de um coletivo, e como isso se
desdobra em pintura e outros suportes como a própria cidade, causando
um afastamento entre o sujeito retratado e a obra artística.
Sob coordenação de Irene Almeida, o Café Fotográfico recebe mensalmente artistas e pesquisadores para refletir sobre a produção e veiculação da imagem a partir de relatos de experiências e apresentações de pesquisas no campo das artes e áreas afins.
Éder OliveiraSob coordenação de Irene Almeida, o Café Fotográfico recebe mensalmente artistas e pesquisadores para refletir sobre a produção e veiculação da imagem a partir de relatos de experiências e apresentações de pesquisas no campo das artes e áreas afins.
Trabalha e vive em Belém. Licenciado em Educação Artística – Artes Plásticas pela Universidade Federal do Pará, é Pintor por ofício e desde 2004 se dedica sobre a identidade cultural através do retrato, tendo como objeto principal o homem amazônico. Trabalhando em diversos suportes como óleos sobre tela, intervenções, e site-specifics, com esse tema realizou as exposições Você é a Seta (Periscópio Arte Contemporânea – MG, 2016), Páginas Vermelhas (Blau Projects – SP, 2015) e Alistamento (Sesc Boulevard – Belém, 2015), além de participar de diversas Mostras, entre elas: 31ª Bienal de Artes de São Paulo (Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 2014) e suas itinerâncias em Campinas (Sesc Campinas, 2015) e Museu de Serralves (Porto – Portugal, 2015), “Pororoca: A Amazônia no MAR” (Museu de Arte do Rio – MAR, 2014), “Amazônia, Ciclos de Modernidade” (CCBB Rio de Janeiro e Brasília, 2012), “O Triunfo do Contemporâneo” (Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MAC, Porto Alegre, 2012). Como bolsas e premiações, destacam-se o Lingener Kunstpreis 2016 (Lingen – Alemanha), Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª Edição (2015), Prêmio SEIVA Projetos Artísticos (Fundação Cultural do Pará, 2015), Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais (2014), Prêmio SIM de Artes Visuais do Sistema Integrado de Museus (2008) e o 2º Grande Prêmio do Salão Arte Pará (2007), possui trabalhos em acervo de instituições como Museu de Arte do Rio, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Museu Casa das Onze Janelas e Museu da Universidade Federal do Pará.
![Sem Título, 2015 - Éder Oliveira - Fotografia Marcelo Lelis](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_s7as_QtAnUiLsdNsdpvxx7-igatoVhVLq4eMZZNCum-ePbgrs7d9JNTyEZpwo6BdPTlfuw-eRktcn6zMCjrhf4PuneEDro46DRtTUVlKwEBo0MAJdd82z9LcP6MX771cBki3JhBb65gfu-8AJDvHsrgYw2DglfTo_kFtm_x4xi3w=s0-d)
Sem Título, 2015 – Éder Oliveira – Fotografia: Marcelo Lelis
SERVIÇO
Café Fotográfico com Éder Oliveira
com o título “Retrato e Identidade”
na quarta-feira, 28 setembro 2016, às 19h
no casarão sede da Fotoativa
Praça das Mercês, 19 – Centro Histórico de Belém
Entrada Franca
Realização: Fotoativa e Sesc Boulevardcom o título “Retrato e Identidade”
na quarta-feira, 28 setembro 2016, às 19h
no casarão sede da Fotoativa
Praça das Mercês, 19 – Centro Histórico de Belém
Entrada Franca
sábado, 3 de setembro de 2016
Papa Francisco canonizará madre Teresa de Calcutá no domingo
"O papa Francisco quer chamar a atenção do mundo para que seja encontrada uma razão para viver e esperar. Um apelo à misericórdia ante um mundo tão fraturado", explicou o número dois do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado. A "incansável benfeitora da humanidade", como foi chamada pelo papa João Paulo II, será canonizada um dia antes dos 19 anos de sua morte em Calcutá, em 5 de setembro de 1997, aos 87 anos.
A famosa freira, que dedicou suas vida aos pobres e doentes, alcançará a glória dos altares durante o ano santo extraordinário da misericórdia proclamado pelo papa argentino. "A mensagem da madre Teresa é muito atual, porque nos convida a superar a indiferença", lembrou Parolin.
O anúncio da canonização foi feito em março passado depois que o papa reconheceu que a madre Teresa intercedeu em um segundo milagre em 2008 para a cura inexplicável de um brasileiro que estava em fase terminal por problemas cerebrais. Segundo as normas do Vaticano, é necessário demonstrar que o candidato intercedeu em dois milagres para que seja proclamado santo.
Para muitos católicos, a canonização da madre Teresa deveria ser realizada em Calcutá, a cidade da Índia onde viveu quase toda a sua vida e onde nasceu seu desejo de aliviar a miséria, a pobreza e o abandono que muitos de seus habitantes sofriam. Apesar disso, as autoridades eclesiásticas a programaram em São Pedro para homenageá-la no maior templo do cristianismo como exemplo para os católicos de todos os continentes.
A religiosa (1910-1997), nascida em uma família albanesa da Macedônia, fundadora de sua própria congregação em 1950, as Missionárias da Caridade, por mais de 40 anos consagrou sua vida aos pobres e doentes, obtendo em 1979 o Prêmio Nobel da Paz. A mulher, uma das mais conhecidas e populares do cristianismo moderno, foi beatificada pelo papa João Paulo II em 19 de outubro de 2003 em uma cerimônia em Roma que contou com a presença de 300.000 fiéis.
Trabalhar pelos pobres sem lutar contra a pobreza
A nova santa, que teve no início uma vida difícil ainda dentro da
própria igreja, que nem sempre viu com bons olhos sua congregação,
obteve fama mundial após anos de trabalho, convertendo-se na benfeitora
dos pobres e inspirando muitos filmes e livros. A americana Mary
Johnson, que por 20 anos pertenceu à congregação Missionárias da
Caridade, autora do controverso livro "Uma Sede Insaciável", descreveu
madre Teresa como um ser humano ambicioso, mais que como uma santa."Ela era uma pessoa que realmente podia ter realizado mudanças muito, mas muito importantes. Inclusive contou com muito dinheiro para alcançar isso, mas não a interessava. Para mim, desperdiçou esta oportunidade", afirmou Johnson em uma entrevista por telefone à AFP. "Ela queria ser santa, isso estava claro, esta era sua grande ambição, razão pela qual foi sempre uma pessoa obediente", acrescentou.
Na década de 90, a associação deste ícone da caridade com a princesa Diana de Gales deu a ela muito reconhecimento e popularidade, mas também críticas por sua defesa do sofrimento sem lutar contra a condição de miséria e por não fazer nada para reverter a situação. "Parte da doutrina social da igreja é eliminar as causas do sofrimento, as estruturas. Ela dizia que outros tinham esta tarefa, sua missão era aliviar o sofrimento", explicou à AFP-TV o padre Brian Kolodiejchuk, postulador da causa de canonização de Madre Teresa.
Usuário deve ficar atento ao pagamento de contas
Declarada a greve dos bancários, em todo o País, a partir da próxima
terça-feira, consumidores de modo geral devem ficar atentos a como
proceder no pagamento de faturas e utilizar os serviços bancários. A
paralisação que atinge bancos públicos e privados reivindica reajuste
salarial. Como a greve não é de responsabilidade do fornecedor nem do
consumidor, não podem ser impostas penalidades, como multa e juros, no
caso do atraso do pagamento. Mas, diante dessa situação, o Instituto
Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) recomenda que consumidor se
programe para realizar o pagamento, de preferência antes mesmo da data
de vencimento da conta. Lembrando que contas de serviços públicos como
água, luz e telefone não precisam necessariamente ser pagas nos bancos,
mas também em lotéricas.
Dicas
- Quem tem conta para pagar e não dispõe de cartão para uso do caixa eletrônico, pode recorrer às casas lotéricas.
- O cliente que precisa sacar dinheiro na boca do caixa deve entrar em contato com o banco e solicitar uma alternativa.
- Aposentados e pensionistas que recebem pela Caixa só poderão retirar o benefício nas lotéricas.
Dicas
- Quem tem conta para pagar e não dispõe de cartão para uso do caixa eletrônico, pode recorrer às casas lotéricas.
- O cliente que precisa sacar dinheiro na boca do caixa deve entrar em contato com o banco e solicitar uma alternativa.
- Aposentados e pensionistas que recebem pela Caixa só poderão retirar o benefício nas lotéricas.
Assinar:
Postagens (Atom)