Livro explica como Fusca se tornou sucesso mundial
Rodrigo Casarin
“Este carro possibilitará a milhões de consumidores de menor renda o acesso ao automóvel”. Quem fez a previsão foi a mesma pessoa responsável por encomendar aquele veículo, que, originalmente, deveria vir com um chassi que possibilitasse a instalação de uma metralhadora: Adolf Hitler. O carro em questão é o Fusca, um dos mais populares e queridos de todos os tempos, cujo livro que resgata sua trajetória acaba de ser lançado no Brasil.
“O Carro do Povo”, do historiador Bernhard Rieger, reconstrói a história do veículo que conquistou milhões de fãs graças ao seu design e, principalmente, seu preço atraente, muito mais próximo da realidade das massas do que os automóveis de até então. Projetado por Ferdinand Porsche (que depois viria a criar a marca que leva seu sobrenome), milhões de Fuscas foram vendidos em todo o mundo ao longo de décadas.
No livro, Rieger busca explicar como fatores culturais, políticos e econômicos influenciaram para o sucesso do automóvel. No Brasil, por exemplo, seria um simbolo de robustez em um país abalado por constantes crises. Para elaborar a obra, o autor ouviu uma gama de personagens que participaram, de alguma forma, da história do Fusca, como engenheiros, executivos, publicitários, operários e, claro, motoristas.
Confira aqui um trecho de “O Carro do Povo”.
Título: “O Carro do Povo”
Autor: Bernhard Rieger
Tradutor: Alexandre Boide
Editora: L&PM
Páginas: 400
Preço: R$42,90
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