sábado, 30 de dezembro de 2017

QUE VENHA 2018

QUE ESSE ANO VENHA COM MUITAS REALIZAÇÕES, PAZ, AMOR E MUITA SABEDORIA NO AMOR DE DEUS.

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Votação da Base tem data marcada

Versão final do documento que guiará os currículos de todas as escolas do país pode ser votado nesta sexta.

Por: Laís Semis
O Conselho Nacional de Educação (CNE) deve votar na próxima sexta-feira (15) o texto final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento define ano a ano o que os alunos das escolas públicas e privadas do Brasil deverão aprender em todas as disciplinas durante a Educação Básica. O texto está em discussão no órgão que deve, além de votá-lo, encaminhar um parecer com diretrizes sobre a implementação da Base.
A terceira versão do texto foi publicada em abril deste ano e passou por cinco audiências públicas. A partir das contribuições recebidas da sociedade nas audiências e de considerações dos membros do CNE, o Ministério da Educação (MEC) elaborou uma versão revisada do documento (Clique aqui para ver o parecer do CNE e o texto integral da BNCC). Nos dias 4 e 5 de dezembro, o Conselho se reuniu para discutir os ajustes propostos no texto. Inicialmente, a votação estava prevista para acontecer nos dias 6 e 7, mas três integrantes do CNE pediram mais tempo para analisar as alterações propostas - o pedido de vistas está previsto no regimento do Conselho

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

HOJE TEM ELEIÇÃO NA UFOPA.


 

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará será consultada para a escolha do reitor (a) e vice-reitor (a) da instituição para o próximo quadriênio (2018-2022). No dia 5 de dezembro, estudantes, professores e técnicos administrativos têm direito a voto, de forma paritária, no processo coordenado pela Comissão Eleitoral de Consulta, em consonância com a Resolução no 219, de 28 de Setembro de 2017.

Candidatos de 5 chapas concorrem ao pleito nos cargos de reitor (a) e vice-reitor (a):  Hugo Alex Carneiro Diniz e Aldenize Ruela Xavier (Chapa 01 – Novos Rumos), Jarsen Luis Castro Guimarães e Celson Pantoja Lima (Chapa 02 - Ufopa em Ação), Raimundo Valdomiro de Sousa e Deam James Azevedo da Silva (Chapa 03 - Por uma Ufopa Compartilhada#...), Anselmo Alencar Colares e Waldiney Pires de Moraes (Chapa 04 – Somos Ufopa) e Thiago Almeida Vieira e Izaura Cristina Nunes Pereira (Chapa 05 – Inovar Para Avançar).

Iniciado içamento de empurrador naufragado em Óbidos

A operação iniciou pontualmente às 08h30 e é feita com cautela para evitar que o empurrador sofra avarias. 

Por Sílvia Vieira, G1 Santarém, PA
  Parte do empurrador CXX já pode ser vista fora d'água com amassados em sua estrutura (Foto: Débora Rodrigues/TV Tapajós)
Parte do empurrador CXX já pode ser vista fora d'água com amassados em sua estrutura (Foto: Débora Rodrigues/TV Tapajós)
Está em andamento desde às 08h30 desta terça-feira, a operação de içamento do empurrador CXX, da empresa de transportes Bertolini, que estava no fundo do Rio Amazonas, em Óbidos, oeste do Pará, desde a madrugada do dia 2 de agosto, após bater com o navio cargueiro Mercosul Santos.
A operação atrai muitos olhares. Dezenas de pessoas, além dos familiares dos desaparecidos no naufrágio do rebocador foram para às margens do rio acompanhar oa retirada da embarcação. Já é possível visualizar parte da embarcação para fora da água, com muitos amassados em sua estrutura e sedimentos do fundo do rio presos no casco.
  Familiares dos desaparecidos, imprensa e cuirosos acompanharam a operação de içamento às margfens do Rio Amazonas (Foto: Débora Rodrigues/TV Tapajós)  
Familiares dos desaparecidos, imprensa e cuirosos acompanharam a operação de içamento às margfens do Rio Amazonas (Foto: Débora Rodrigues/TV Tapajós)
Quando for concluído o içamento do rebocador, encerram os trabalhos da empresa holandesa Smit contratada pela Bertolini para a retirada do empurrador do fundo do rio.
O empurrador será colocado em cima de uma balsa da Bertolini, que possui um dique. Ficará presa durante um tempo pelo guindaste até que sejam retirados os sedimentos, de modo a facilitar o trabalho dos órgãos de segurança
 
 .

 

sábado, 2 de dezembro de 2017

Mundo


Honduras decreta estado de exceção e toque de recolher

Em meio a impasse no resultado das eleições presidenciais, país da América Central tem sido palco de confrontos que deixaram feridos manifestantes e agentes de segurança.
Honduras Wahlen - Ausschreitungen (picture-alliance/AP Photo/R. Abd) Manifestantes acusam fraude nas eleições
O governo de Honduras anunciou neste sábado (02/12) a declaração de estado de exceção para frear as ações violentas e de vandalismo registrados no país devido à suposta fraude nas eleições presidenciais de 26 de novembro último.
Um toque de recolher entrou em vigor às 23h da sexta-feira (5h GMT no sábado) e nos próximos dias estará vigente entre as 18h da noite e as 6h, em todo o país.