sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Preparem os bolsos, ai vem...





Aumento. "Só para variar" o preço da gasolina vai aumentar em todo o Brasil já neste final de semana. Estão dizendo que é devido a redução do etanol anidro na gasolina de 25% para 20%, ou seja, a gasolina ficará mais pura passando de 75% para 80% comprometendo diretamente o bolso do consumidor!!

Pesquisa




O brasileiro passou a dar mais crédito ao governo Dilma. Foi o que apontou a pesquisa Ibope divulgada na última quinta (29), a pedido da CNI. Entre as 2002 pessoas que foram ouvidas em 141 municípios, no período de 16 a 20 de setembro, 51% avaliaram como ótimo ou bom o seu gocerno. Já a aprovação pessoal da presidente foi de 71% , e 68% dizem confiar em Dilma. Lembrando que a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e a margem de confiança é de 95%.

Ministério Público apreende remédio do SUS


Medicamentos foram apreendidos na Clínica Albany. Maria das Dores diz que CMS está apurando

Várias irregularidades foram encontradas na Clínica Albany
A denúncia divulgada na semana passada pelo jornal O IMPACTO, revelou novos desdobramentos diante da constatação de que empresas privadas estariam vendendo remédios do SUS. A ação foi determinada pela promotora estadual, Maria Raimunda Tavares, para proceder a averiguação das condições sanitárias que visam checar as estruturas e a qualidade da prestação de serviço de toda rede hospitalar de Santarém, tanto  pública e privada.
A procuradoria do Ministério Público Federal (MPF) também foi sondada sobre as denúncias, principalmente quanto a comercialização de remédios do SUS. O MPF, por meio da Assessoria de comunicação, informou a inexistência de denúncia desse teor junto a Instituição. “Independentemente da existência de denúncias, o MPF deve entrar em contato com o Ministério Público Estadual esta semana para propor atuação conjunta e troca de informações em relação à fiscalização das unidades de saúde em Santarém”.
Na base do atirou no que viu e acertou o que não viu, as inspeções acabaram constatando denúncias que já foram divulgadas pelo jornal o IMPACTO, sobre a venda de remédios do SUS, que deveriam ser distribuídos gratuitamente.
Maria das Dores, do CMS
A reportagem do IMPACTO procurou a promotora Maria Raimunda Tavares, que limitou as informações dessa ação, alegando que “a cautela na divulgação detalhada é devido impedimentos e evitar  interferências nos procedimentos em continuidade por tempo indeterminado”.
Dos fatos – Nossa reportagem de posse dos laudos técnicos da inspeção relevou novos fatos, além da precariedade dos serviços de saúde oferecidos à população, na rede pública. Os serviços prestados na rede hospitalar do Município continuam de péssima qualidade, conforme constatou a equipe da Divisa. “Nas visitas técnicas foram encontradas irregularidades gravíssimas na infraestrutura predial, como fissuras na parede, rachaduras, a falta de equipamentos de segurança, um enfermeiro para atender 77 pacientes, o centro cirúrgico totalmente fora do padrão de atendimento, higienização dos cirurgiões improvisados com recipientes de soro, e outros detalhes estruturais, logísticos e qualidade de serviço de saúde”. E na mesma linha de fiscalização foram encontrados os remédios com identificações do Sistema Único de Saúde (SUS), comercializados em duas empresas privadas.
Um segundo documento confirma “a liberação dos medicamentos no mercado em Santarém, feito por empresas locais que ganharam a licitação para comercializar junto às instituições de saúde,  ligadas ao SUS para distribuir gratuitamente à população. Essa ação é qualificada como crime de receptação de medicamentos e teve inquérito instaurado pela Justiça e encaminhado ao MPE.
Fomos ouvir a ex-coordenadora da Divisão de Vigilância Sanitária, DVS, quanto o destino dos laudos técnicos. “Atendendo a orientação do departamento jurídico municipal, os documentos foram encaminhados ao Secretário Municipal de Saúde, MPE e Conselho Municipal de Saúde (CMS) para serem tomadas as providências cabíveis sobre a operação.
O levantamento foi feito em 5 empresas, sendo que 3 são conveniadas ao SUS e 2 particulares. Todas as irregularidades encontradas foram contextualizadas em relatório materializadas através de fotografias pela equipe responsável pela inspeção.
Durante a fiscalização, segundo denúncias, a equipe sofreu ameaças dentro de um o estabelecimento de saúde inspecionado.  Mesmo assim, o procedimento foi feito, após solicitação de escolta policial. E o caso foi repassado à gestão de saúde municipal.  
MPE está atento – A promotora pública estadual Maria Raimunda da Silva Tavares disse que essa fiscalização atende procedência de averiguação das inspeções sanitárias de número 038/2011do MPE, que visa ainda checar as estruturas e a qualidade da prestação de serviço de toda rede hospitalar de Santarém, tanto os públicos quanto os privados. E contaram com o apoio técnico da Divisa de Santarém. A promotora explica que as informações completas e finais sobre as inspeções devem ser repassadas futuramente à imprensa e sociedade. “A cautela na divulgação detalhada é devido impedir interferências nos procedimentos em continuidade por tempo indeterminado”, disse a Promotora Pública.
Conselho Municipal de Saúde denuncia – A presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Maria das Dores Colares Joseph, disse ter sido informada sobre essa atividade do MPE, em conjunto com o setor técnico da Divisa, no entanto, desconhecia a descoberta dos medicamentos de origem do sistema de saúde pública. “Estamos cientes dessa fiscalização nos hospitais e clínicas, sendo que entre as particulares estão a Fundação Esperança e a Clínica Albany”, disse Maria das Dores. A segunda empresa é de propriedade do empresário Rogério Cunha, que também é proprietário da Distribuidora de Medicamentos Tapajós. “No entanto, em nenhum momento fomos informados do relatório final dessas primeiras vistorias e principalmente de medicamentos de procedência do SUS dentro dos hospitais particulares”, conclui a presidente do CMS.
Teor de e-mail - Maria das Dores revelou o teor de um e-mail enviado ao Conselho Municipal de Saúde, pela promotoria Maria Raimunda, que cuida do caso, abordando a substituição de uma especialista da coordenação da equipe. A presidente do CMS garante que a Promotora questiona o secretário de saúde Emanuel Silva e o jurídico do Município, sobre a substituição. Na íntegra alguns fragmentos da mensagem eletrônica questionam que, “em caso afirmativo passo a questionar se o novo coordenador disponibiliza da especialidade? Qual o horário que o coordenador disponibilizará, caso também tenha outro cargo/função? Para o conhecimento da realidade da saúde pública no Município, de que forma a Secretária de Saúde analisa a substituição de uma especialista sanitarista na coordenação da Anvisa, caso se confirme que o novo coordenador não seja médico sanitarista? A data da consulta é de 23 setembro de  2011/22:32:44).
Resposta – A resposta do jurídico municipal ao e-mail da Promotoria Estadual explica que “é procedente a informação da coordenação da especialista antes no cargo. Sobre seus questionamentos informamos: O novo coordenador é o Dr. Paulo Sérgio Pimentel, médico sanitarista especialista em (saúde pública e epidemológica) clínica de doenças infecciosas e tropicais. Conta com 33 anos de experiência. Responsável pela implantação da Coordenação de Vigilância em Saúde em Santarém, com experiência técnica tanto na seara da medicina quanto na sistematização do SUS. O horário de coordenação é no mínimo de 20h e no máximo de 40h. O Dr. Paulo Sérgio é médico, conhece a realidade do município de Santarém, têm 33 anos de experiência, e conhece o SUS. (Data, 26 set 2011/10:52:01).
Prefeitura esclarece - A propósito das informações divulgadas pela reportagem sobre o resultado da inspeção da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), que detectou uma série de irregularidades em clínicas particulares de Santarém, a assessoria de comunicação da Prefeitura esclarece que o secretário de Saúde do município, Dr. Emanuel Silva, recebeu somente dois relatórios da Divisa e que, de acordo com o código de saúde do Município e Lei Federal, os responsáveis pelos estabelecimentos vistoriados já foram devidamente chamados e notificados pela Prefeitura. A assessoria esclarece, ainda, que as clínicas têm prazo para apresentar defesa e também para adequação, conforme acompanhamento da Procuradoria Jurídica do Município.
A substituição por si só não dá fim ao episódio. Doravante, todos os procedimentos correm em segredo, inclusive a ameaça de morte sofrida pelo membro da equipe da Divisa, que apesar de tudo cumpriu com a atividade solicitada pelo MPE, e mesmo passando por substituição, merece o nosso respeito pela coragem de enfrentar empresas que insistem em extrapolar os limites da legalidade, na busca do enriquecimento de procedência duvidosa. Enquanto isso, a imprensa aguarda e confia nos procedimentos tomados para punir os responsáveis por  tamanha agressão aos direitos do contribuinte.
Por: Alciane Ayre

Campanha contra o bullying é lançada em escolas de todo o país


A - Prepara Cursos, rede que oferece cursos profissionalizantes em diferentes setores em todo o Brasil, em parceria com a Aprenda Idiomas deu inicio a campanha NÃO AO BULLYING focada em escolas da rede pública de todo o país. Até o momento, 500 escolas já aderiram à campanha, movimentando mais de 150 mil estudantes. “Esperamos atingir mais de 1 milhão de alunos com esse trabalho, na certeza de que a atenção ao tema trará resultados positivos para as crianças e as educará, diminuindo a incidência de casos de bullying no futuro” diz Camilo Carvalho, gerente de marketing da Prepara Cursos

A campanha envolverá uma série de concursos para os envolvidos, com premiações variadas. As escolas participantes receberão um diploma e cursos de orientação sobre como lidar com o bullying para todo o corpo docente da instituição. As unidades da Prepara também promoverão com as escolas um concurso para a criação de uma frase com o tema NÃO AO BULLYING. Todos os participantes ganharão a pulseira oficial da campanha, e as melhores frases serão premiadas com mini curso para presentear o pai ou responsável

O outro concurso é voltado para a internet, onde um grupo de no máximo 10 alunos deverá criar um vídeo de até 1 minuto sobre o tema da frase feita anteriormente. Em seguida, o link do vídeo deverá ser postado na página oficial da Prepara Cursos no Facebook. O vídeo mais curtido até o dia 31/12/2011 ganhará um notebook para cada integrante do grupo

O assédio escolar sempre existiu no Brasil, mas apenas recentemente ganhou maior atenção da mídia, que adotou a termologia bullying (que vem de bully, que em inglês significa valentão) para nomear o problema. É chamado de bullying toda a violência física e psicológica que cause dor e agonia, infligida por uma pessoa ou grupo de pessoas em alguém, sem capacidade de defesa ou proteção. Esse assédio gera nas crianças uma série de problemas que podem durar toda a vida se não forem tratados e sanados, como transtornos de humor, transtornos alimentares, ansiedade e problemas para dormir. (CB) 

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Roubei do Barata


DESGOVERNO – A desfaçatez de Simão Preguiça

Quando se imagina que tenha esgotado suas reservas de desfaçatez, eis que o governador tucano Simão Jatene (foto, à esq., com o ex-bicheiro e hoje senador Mário Couto, também do PSDB), o Simão Preguiça, surpreende a todos, superando a ele próprio, em matéria de cinismo. Tal qual fez nesta última quinta-feira, 22, quando enfim se permitiu falar aos jornalistas, compelido pela presença, em Belém, de representantes do governo da presidente Dilma Rousseff, que aqui aterrissaram na esteira do escândalo da adolescente de 14 anos, vítima de abuso sexual na Colônia Agrícola Heleno Fragoso.
Soou a escárnio - com os paraenses, em geral, e com seus próprios eleitores ,em particular - Simão Preguiça se declarar, diante dos jornalistas (e ao lado da primeira-filha, a sinhazinha da tucanalha, cuja presença era absolutamente dispensável), permeável a sugestões capazes de superar o sucateamento da segurança pública. “Quem tiver sugestões a dar, pode apresentá-las”, declarou, exibindo uma desfaçatez no estreito limite do deboche. Descobrimos assim, pelo próprio governador eleito, que sua administração não tem nenhum plano para garantir um mínimo de segurança para a população de Belém e do Pará. Como no seu primeiro mandato, a preocupação social de Simão Preguiça deve estar concentrada nas famílias Jatene, do simulacro de governador; Cunha, da família da primeira-dama, Ana Maria Cunha Jatene; e da família Silva, da ex-mulher e mãe dos seus dois filhos, Heliana Silva Jatene

Roubei do Nelson

Credibilidade é uma área que as mulheres dominam e a presidente Dilma está sabendo capitalizar

Barbara Maria Vallarino
Gancia é jornalista, colunista
do jornal Folha de S. Paulo,
colunista da Bandnews FM e
apresentadora do programa
"Invasões Bárbaras" no canal
de TV Bandsports. Folha de
São Paulo 23/09/11 
DÁ-LHE, DILMÃO!
A ESTA altura dos acontecimentos, entrando pelo nono mês do seu mandato, praticamente uma gestação completada com direito a festa no berçário, já se pode afirmar com segurança que Dilma é de casa.
Quando a presidente chegou ao Planalto pontuando frases com suspiros claudicantes, eu disse, xi, ferrou-se. Essa não aguenta esquentar a cadeira do homem enquanto ele vai até ali e volta.
Depois vieram as nomeações de ministros que precisaram ser trocados por encenadores de Sarney de bufê de festa de criança, que vexame. E a Dilma ali, sem ser do PT nem da turma da Berenice, às vezes dando a impressão de não pertencer a lugar nenhum, toda travada naqueles tailleurs com manga 3/4 que eu nunca tinha visto em lugar nenhum.
Era o próprio ET de Varginha habitando o Alvorada com a mãe recém-saída do casting da novela sentada no sofá, que cena.
Eu sei o que a Dilma passa, me identifico com essa coisa de levar a vida deslocadona, querendo se esconder atrás da cortina.
Só que agora o pessoal está lá para vê-la, não dá mais para jogar o holofote na direção da mãe classuda, do ex-marido com pretensões políticas que fala, fala, fala, do netinho, que bonitinho.
Agora a maré mudou e navega de desconforto em desconforto, do evento ao discurso ao jantar sendo ela sempre o centro das atenções. Vai carregando nas costas a responsabilidade e o sacrifício como saco de batatas.
E chegamos à paradinha no meio da frase, para dar um reset na máquina que carrega a Duracell programada para durar até dezembro de 2014, conjunto criado pelo gênio da comunicação João Santana. Leia mais...

Houve um momento nestes últimos nove meses em que o ar de honestidade que Dilma faz transparecer superou tudo o que a presidente possa ter feito de bom e de ruim em seu governo até agora.
Sinto muito se sou perigosamente ingênua ao dizer isto. Mas a impressão de integridade que ela passa é um atributo raro e bem desejável aos políticos.
Por causa dele Dilma, o fantoche, virou "Dilma dinamite" na "Newsweek" (dirão os céticos que a revista está coberta de anúncios de estatais tapuias) e ultrapassou a barreira partidária para conquistar claudetes e troianos.
Em seu discurso na abertura nesta semana da Assembleia-Geral da ONU, Dilma colocou o Brasil como país absolutamente moderno e preparado para encarar um novo paradigma, ao mesmo tempo em que jogou fora aquele ranço insuportável de nos ufanarmos de nossa dimensão continental.
É pulso cobrar a China em sua política cambial e, no mesmo discurso, puxar a orelha dos EUA como se fossem moleques, para dizer que agora chega de prejudicar o mundo com picuinhas partidárias que são só deles. E fazer isso tudo e ainda ser levada em alta estima por tudo que é jornal e site financeiro. Quando foi mesmo que FHC e Lula tiveram essa repercussão?
Credibilidade é uma seara das mulheres e Dilma está capitalizando. É claro que isso faz com que os escândalos, que não são poucos em seu governo, fiquem automaticamente descolados da sua imagem.
Mas, convenhamos, esse é o verdadeiro milagre brasileiro. Nunca vimos uma mulher que não soa como uma típica populista sul-americana com as velhas artimanhas de sempre abrir a Assembleia-Geral da ONU.

Projeto Nossa Gente será em Alter do Chão


Mais uma edição do Projeto Nossa Gente, que oferece serviços de saúde e de cidadania diretamente nos bairros e comunidades, será realizada neste final de semana em Alter do Chão.

Parte dos serviços serão oferecidos no Centro de Saúde 24 Horas da Vila, e os demais, na Escola Professor Antonio Pedroso, no horário de 8h às 15h de sábado, 24 de setembro, mas a abertura do Projeto amanhã (23), às 19h.

O Projeto Nossa Gente é coordenado pela Coordenadoria de Ação Social (CAS), com a participação das demais Secretarias e Coordenadorias da prefeitura de Santarém e instituições parceiras.

No link abaixo, os serviços que serão disponibilizados gratuitamente aos comunitários.


SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS – SEFIN
- Emissão de CPF e orientações sobre IPTU, Alvará, ISS e Educação Fiscal.

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO – SEMAB
- Serviços de limpeza na Escola.

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL – SEMTRAS
- Entrega de Enxoval às gestantes; Foto 3X4; Expedição da 1ª e 2ª Viaqs de Certidão de Nascimento; Carteira de Trabalho; cadastro no SINE (Sistema Nacional de Emprego); orientações sobre Bolsa Família, PETI, Programa Bem Me Quer, inscrição para Casamento, Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Atendimento às Vítimas de Crime, Consulta com Psicólogo e distribuição de sopão.

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL – SEMDES
- Banco do Povo – Orientação e cadastro.

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE – SEMMA
- Distribuição de plantas e visitas domiciliares de agentes ambientais.

SECRETARIA MUNICIPAL DE PRODUÇÃO FAMILIAR – SEMPAF
- Distribuição de mudas de Maracujá, Graviola, Cupuaçu e Açaí.

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTE – SMT
- Expedição de Carteiras de Estudantes e de Passe para idosos e deficientes físicos.

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA – SEMC
- Oficina de artesanato.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO – SEMAD
- Ouvidoria; Procuradoria; Assistência Jurídica gratuita (Investigação de Paternidade, Separação, Divórcio, Retificação de Registro; Reintegração de Posse e Ação de Alimentos).

SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRA-ESTRUTURA – SEMINF
- Iluminação Pública.

COORDENADORIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL - CMAS
- Corte de Cabelo e xerox.

SECRETRARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA CIDADÃ- SEMSC
- Defesa Civil.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - SEMSA
- Atendimento médico, teste oftálmico, saúde bucal (atendimento odontológico, aplicação de flúor e educação em saúde); atendimento de enfermagem; CTA (teste de HIV); CEREST – Centro de Referência do Trabalhador; Farmácia Básica; Orientação sobre Saúde do Homem; vacina; PCCU (Coleta de Preventivo); Teste de Glicemia; DIVISA; PA (Pressão Arterial); expedição de Cartão SUS; Ultrassonografia (SANCLIN); brinquedoteca e orientação por Agentes de Endemias.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED - 
Casinha de Leitura.

Fonte: PMS

Abertura da 7ª conferência da criança e adolecente

Ontem foi a abertura  da 7ª conferência da criança e adolecente, com a aprticipação de autoridades e convidados. um grande abraço ao amigo Danilo que coordena o conselho de proteção a criança e adolecente.
Foro: Rozinaldo Garcia

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Prioridade.

como saber o que é necessário em cada casa.

Saudade.

um brasileiro com saudade.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

É CAMPEÃOOOOO!!!!!!!!!!!!!!

A GRANDE FESTA DO BOTO TUCUXI O GRANDE CAMPEÃO DA DISPUTA DO SAIRÉ 2011.
Foto: Rozinaldo Garcia.

Passeio de Barco em Alter do chão.





Em alter do chão no período do Sairé, aconteceu passeio de barco com direito a sedução do boto.
Foto: Rozinaldo Garcia. 

Domingo na praia.




O povo invadir  a praia no domingo de sol em Alter do Chão.
Foto: Rozinaldo Garcia.

Sairé 2011






Apresentação do Boto Tucuxi.
foto: Rozinaldo Garcia.

Sairé 2011





A sedução do boto cor de rosa.
Foto: Rozinaldo Garcia.

Apresentação dos botos no Sairé 2011




Apresentação do Boto cor de rosa.
Foto: Rozinaldo Garcia.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Encontro de Gerações.


A beleza das garotas do Chame do Choro e o talento de Dona Onete foi um dos melhores momentos do grande show Aterruá Pará.
foto: Rozinaldo Garcia.

Show no Sairé


O mestre do violão Sebastião Tapajós deu um show na primeira noite do Sairé 2011.
Foto: Rozinaldo Garcia

Minha Amiga Lilian no estaleiro.

Menina sapeca é esta minha amiga Lilian, faz muitas travessuras e foi parar no estaleiro e suas fies escudeiras Ádria e Priscila estão lhe carregando. bjos e melhoras.
Foto: Rozinaldo Garcia.